Perspectivas e desafios da coordenação de um programa de educação conjugal
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.29350Palavras-chave:
Relações conjugais, Promoção da saúde, Intervenção psicossocial.Resumo
O estudo investiga as perspectivas e os desafios em coordenar o programa psicoeducativo para casais “Viver a dois: Compartilhando este desafio”. Foram realizadas entrevistas em grupo com dez equipes de profissionais que conduziram o programa, totalizando 28 participantes. Os dados foram analisados por meio de Análise Temática no software NVivo. Os temas identificados denotam desafios na condução deste programa, como o estabelecimento da aliança terapêutica e o manejo de ocorrências imprevistas durante as oficinas, bem como a manutenção do equilíbrio entre o cumprimento das atividades conforme previsto pelo manual do programa e o estilo próprio de cada moderador. O programa também foi avaliado como um espaço que favorece novas possibilidades de trabalho com casais, em um formato lúdico e participativo. A possibilidade de oferecer uma intervenção de prevenção e promoção da saúde conjugal amplia o repertório de ações disponíveis aos profissionais que atuam nos mais diferentes contextos de trabalho.
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