Estratégias de aprendizagem na educação a distância: revalidação de uma escala
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.29638Palavras-chave:
educação, ensino a distância, estratégias de aprendizagem.Resumo
Frente a uma nova realidade educacional, o ensino a distância atesta suas contribuições aos processos formativos de modo que compreender o padrão de uso das estratégias de aprendizagem online torna-se fundamental para o aperfeiçoamento do planejamento educacional pois favorece o reconhecimento dos processos individuais de aprendizagem bem como dos procedimentos instrucionais adequados. Este artigo objetiva contribuir com o campo educacional ao verificar evidências de validade da ferramenta “Estratégias de Aprendizagem”. Participaram do estudo 126 alunos inscritos em cursos a distância ofertados por instituições de ensino do interior paulista. Após coleta de dados foram efetuadas análises estatísticas de Componentes Principais e Fatoriais, e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após validação estatística a escala apresentou quatro fatores: Monitoramento da compreensão, 14 itens (α = 0,87); Estratégias autorregulatórias, 7 itens (α = 0,80); Busca de ajuda interpessoal, 3 itens (α = 0,82); Estratégias cognitivo-comportamentais, 7 itens (α = 0,78). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.
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