Sistema de cotas para entrada no Ensino Superior: perspectivas de jovens negros de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.29823

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Políticas de ações afirmativas, Juventude negra, Racismo.

Resumo

Em 2013 a Universidade Federal do Ceará inaugurou a Política de Cotas no Estado. Diante disso, objetivou-se analisar a compreensão dos estudantes negros de escolas públicas de ensino médio de Fortaleza acerca das implicações do sistema de cotas para eles próprios e para os cursos universitários. Participaram 464 estudantes, a maioria do sexo feminino, com idade entre 14 e 16 anos e que se autodeclararam pardos ou pretos. A partir da Análise de Conteúdo foram examinadas as justificativas dadas pelos estudantes aos itens 09, 12 e 13 do questionário utilizado na pesquisa. Os resultados indicam que os estudantes estão considerando que há maiores possibilidades de ingresso no ensino superior, mas poucos consideram mudanças para os cursos universitários. Foram encontradas diversas opiniões contraditórias acerca desse sistema. Atenta-se para a importância de reflexões acerca do processo de embranquecimento da sociedade brasileira, do racismo estrutural e do lugar privilegiado do branco na sociedade. 

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Biografia do Autor

Lívia Lima Gurgel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ

Mestrado.

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará, CE

Doutorado.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Gurgel, L. L., & Colaço, V. de F. R. (2020). Sistema de cotas para entrada no Ensino Superior: perspectivas de jovens negros de Fortaleza. Psico, 51(1), e29823. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.29823

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Artigos