Habilidades metatextuais e escrita de textos em alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Gislaine Gasparin Nobile Universidade de São Paulo
  • Sylvia Domingos Barrera Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.2.29879

Palavras-chave:

escrita, habilidades metatextuais, metacognição.

Resumo

A escrita de textos é uma habilidade complexa, que se apoia em competências cognitivas, linguísticas e metalinguísticas, como a habilidade metatextual, que envolve o conhecimento e controle sobre a estrutura dos diversos tipos de texto. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a habilidade metatextual e o desempenho na produção escrita de histórias de alunos do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa 95 alunos do 4º e 5º ano de uma escola pública, solicitados a escrever uma história com temática livre e a responder um questionário avaliando seu conhecimento sobre a estrutura narrativa de histórias. Os resultados indicaram correlação positiva entre a habilidade metatextual e a produção escrita. Os alunos do 5º ano apresentaram desempenho superior aos do 4º na produção de texto, mas não com relação à habilidade metatextual. Sugere-se, portanto, que essa seja objeto de desenvolvimento explícito pela escola, a fim de melhorar a qualidade dos textos produzidos.

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Biografia do Autor

Sylvia Domingos Barrera, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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https://doi.org/10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00068

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Nobile, G. G., & Barrera, S. D. (2019). Habilidades metatextuais e escrita de textos em alunos do Ensino Fundamental. Psico, 50(2), e29879. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.2.29879

Edição

Seção

Artigos