Cognição social e pragmática da linguagem: estudo com crianças autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.30603

Palavras-chave:

teoria da mente, pragmática da linguagem, autismo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a interface entre cognição social e linguagem, analisando as relações entre a teoria da mente e a pragmática da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 24 crianças com TEA, entre 6 e 12 anos de idade. Para a avaliação das habilidades sociocognitivas foram utilizadas tarefas da escala de teoria da mente e, para a avaliação da pragmática, um instrumento de compreensão de enunciados literais e não literais (avaliados nas subcategorias: implicaturas conversacionais e expressões idiomáticas). Os resultados indicaram que: 1) as crianças manifestaram compreensão da linguagem literal significativamente superior à compreensão das implicaturas conversacionais e das expressões idiomáticas; e 2) que as crianças que acertaram as tarefas de falsa crença foram as que tiveram um desempenho melhor nos enunciados não literais de expressões idiomáticas. Esses achados dão suporte à hipótese de associação positiva entre compreensão da falsa crença e pragmática.

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Biografia do Autor

Sara Del Prete Panciera, Universidade Federal de São Paulo, SP


 Doutorado em Psicologia

Maria Stephani de Lima Buso, Universidade Federal de São Paulo, SP

Graduada em Psicologia

Renan de Almeida Sargiani, Universidade Federal de São Paulo, SP

Doutorado em Psicologia

Simone Ferreira da Silva Domingues, Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação

Anegreice Valério, Centro Universitário Lusíadas, SP

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação

Maria Regina Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP

Doutorado em Psicologia

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Panciera, S. D. P., Buso, M. S. de L., Sargiani, R. de A., Domingues, S. F. da S., Valério, A., & Maluf, M. R. (2019). Cognição social e pragmática da linguagem: estudo com crianças autistas. Psico, 50(4), e30603. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.30603

Edição

Seção

Artigos