Fidedignidade Dos Escores Do Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.31145Palavras-chave:
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), fidedignidade, fidedignidade composta, fidedignidade omega, modelo bifactorResumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) gera uma pontuação para cada domínio que avalia: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. Reconhecendo a relevância do Exame no acesso ao ensino superior e em outros aspectos da vida prática do estudante brasileiro, o presente estudo investiga a fidedignidade dos escores do ENEM nos seus quatro domínios. Utilizou-se como amostra os escores dos estudantes que participaram da edição de 2011 do Exame. As análises envolveram a estimação dos parâmetros de um modelo de quatro fatores correlacionados e de um modelo bifatorial por meio de análise fatorial confirmatória, além da estimação da fidedignidade composta e da fidedignidade omega dos quatro domínios e do fator geral de desempenho, no caso do modelo bifatorial. Utilizou-se como variáveis observáveis as 30 competências de cada domínio. Os resultados indicaram alta fidedignidade apenas para os escores provenientes do fator geral.
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