Revisão sistemática sobre fatores associados à relação entre habilidades sociais e suporte social
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.31349Palavras-chave:
competência social, suporte social, qualidade de vida, assertividade.Resumo
Um repertório bem desenvolvido de habilidades sociais permite interações sociais de melhor qualidade. Assim, habilidades sociais afetam o acesso a suporte social, mas pouco se sabe sobre fatores que aumentam ou reduzem a eficácia das habilidades sociais na obtenção desse tipo de suporte. O objetivo deste estudo foi identificar fatores associados à magnitude da relação entre habilidades sociais e suporte social. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Lilacs, Medline, PsycNET e Web of Science, recuperando artigos publicados em Espanhol, Inglês ou Português entre 1997 e 2017. Quinze artigos foram selecionados. A idade, o gênero, e a fonte de apoio foram alguns dos fatores que influenciaram a relação entre habilidades sociais e suporte social. Em pesquisas futuras, será importante testar um modelo da relação entre habilidades sociais e suporte social, incluindo estas variáveis intervenientes.
Downloads
Referências
Anfara, V. A., Brown, K. M., & Mangione, T. L. (2002). Qualitative analysis on stage: Making the research process more public. Educational Researcher, 31, 28-38. doi: 10.3102/0013189x031007028
Bédard, K., Bouffard, T., & Pansu, P. (2014). The risks for adolescents of negatively biased self-evaluations of social competence: The mediating role of social support. Journal of Adolescence, 37(6), 787-798. doi: 10.1016/j. adolescence.2014.05.004
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2014). The role of social skills in social anxiety of university students. Paidéia, 24(58), 223-232. doi: 10.1590/1982-43272458201410
Braz, A. C., Cômodo, C. N., Del Prette, Z. A., Del Prette, A., & Fontaine, A. M. G. (2013). Habilidades sociales e intergeneracionalidad en las relaciones familiares. Apuntes Psicología, 31(1), 77-84. Retrieved
from http://apuntesdepsicologia.es/index.php/revista/article/view/305 https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.50314
Campos, J. R., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2018). Relações entre depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, 1-10. doi: 10.1590/0102.3772e3446
Cardoso, H. F., & Baptista, M. N. (2015). Evidência de validade para a Escala de Percepção do Suporte Social (Versão Adulta) - EPSUS-A: Um estudo correlacional. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(3), 946-958. doi: 10.1590/1982-3703001352013
Carneiro, R. S., Falcone, E., Clark, C., Del Prette, Z., & Del Prette, A. (2007). Qualidade de vida, apoio social e depressão em idosos: Relação com habilidades sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 229-237.
doi: 10.1590/s0102-79722007000200008
Carneiro, R. S. (2014). Um estudo das habilidades sociais em idosos. Psicologia Argumento, 32(76), 23-31. https://doi.org/10.7213/psicolargum.v32i76.19747
Carneiro, R. S., & Falcone, E. F. (2016). Avaliação de um programa de promoção de habilidades sociais para idosos. Análise Psicológica, 34(3), 279-291. doi: 10.14417/ap.960
Cômodo, C. N., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Intergeracionalidade das habilidades sociais entre pais e filhos adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33, 1-9. doi: 10.1590/0102.3772e33311
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P (2009). Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del Prette): Manual de Aplicação, Apuração e Interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8389
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Habilidades Sociais e Competência Social para uma Vida Melhor. São Carlos, SP: EDUFSCar. https://doi.org/10.7476/9786580216161
Dierk, J. M., Conradt, M., Rauh, E., Schlumberger, P., Hebebrand, J., & Rief, W. (2006). What determines well- -being in obesity? Associations with BMI, social skills, and social support. Journal of Psychosomatic Research, 60(3), 219-227. doi: 10.1016/j.jpsychores.2005.06.083
Eskin, M. (2003). Self‐reported assertiveness in swedish and turkish adolescents: A cross‐cultural comparison. Scandinavian Journal of Psychology, 44(1), 7-12. doi:10.1111/1467-9450.t01-1-00315
García-Bóveda, R. J., Morejón, A. J. V., & Jiménez, R. V. M. (2007). Habilidades sociales y apoyo social en esquizofrenia. Revista Internacional De Psicología y Terapia Psicológica, 7(1), 61-71. Retrieved from http://www.redalyc.org/html/560/56070105/
Giron, L. U., & de Souza, M. S. V. (2015). Habilidades sociais: Fator de proteção contra transtornos alimentares em adolescentes. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 20(11), 3495- 3508. doi: 10.1590/1413-812320152011.18362014
Hajek, A., Brettschneider, C., Lange, C., Posselt, T., Wiese, B., Steinmann, S.,... König, H.H. (2016). Gender differences in the effect of social support on health--related quality of life: results of a population-based prospective cohort study in old age in Germany. Quality
of Life Research, 25(5), 1159-1168. doi: 10.1007/s11136-015-1166-5
Hill, E. M. (2016). Quality of life and mental health among women with ovarian cancer: Examining the role of emotional and instrumental social support seeking. Psychology, Health & Medicine, 21(5), 551-561. doi: 10.1080/13548506.2015.1109674
Kukulu, K., Buldukoğlu, K., Kulakaç, Ö., & Köksal, C. D. (2006). The effects of locus of control, communication skills and social support on assertiveness in female nursing students. Social Behavior and Personality: An International Journal, 34(1), 27-40. doi: 10.2224/sbp.2006.34.1.27
Leme, V. B. R., Fernandes, L. D. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M. E., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Social skills program for adolescents in vulnerable social contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608. doi: 10.1590/1413-82712016210313
Levin, J., & Fox, J. A. (2004). Estatística para Ciências Humanas. São Paulo, SP: Pearson.
Mackin, D. M., Perlman, G., Davila, J., Kotov, R., & Klein, D. N. (2017). Social support buffers the effect of interpersonal life stress on suicidal ideation and self-injury during adolescence. Psychological Medicine, 47(6), 1149-1161. doi: 10.1017/S0033291716003275
Malinauskas, R., Dumciene, A., & Lapeniene, D. (2014). Social skills and life satisfaction of Lithuanian first-and senior-year university students. Social Behavior and Personality: An International Journal, 42(2), 285-293. doi: 10.2224/sbp.2014.42.2.285
Martins, R. P., Nunes, S. A. N., Faraco, A. M. X., Manfroi, E. C., Vieira, M. L., & Rubin, K. H. (2014). Práticas parentais: Associações com desempenho escolar e habilidades sociais. Psicologia Argumento, 32(78),
-100. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.ao04
McIntosh, R. C., Ironson, G., Antoni, M., Fletcher, M. A., & Schneiderman, N. (2016). Alexithymia, assertiveness and psychosocial functioning in HIV: Implications for medication adherence and disease severity. AIDS and Behavior, 20(2), 325-338. doi: 10.1007/s10461-015-1126-7
Müller, R., Peter, C., Cieza, A., Post, M. W., Van Leeuwen, C. M., Werner, C. S., & Geyh, S. (2015). Social skills: A resource for more social support, lower depression levels, higher quality of life, and participation in individuals with spinal cord injury? Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 96(3), 447-455. doi: 10.1016/j.apmr.2014.09.006
Murta, S. G., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. (2013). Prevenção ao sexismo e ao heterosexismo entre adolescentes: Contribuições do treinamento em habilidades de vida e habilidades sociais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 1(2), 73-85. Retrieved from
http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/21 https://doi.org/10.5380/psi.v21i2.50314
Neri, A. L. (2014). Palavras-chave em Gerontologia (4a ed.). Campinas, SP: Editora Alínea.
Nilsen, W., Karevold, E., Røysamb, E., Gustavson, K., & Mathiesen, K. S. (2013). Social skills and depressive symptoms across adolescence: Social support as a mediator in girls versus boys. Journal of Adolescence, 36(1),
-20. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2012.08.005
Pasquali, L. (2015). Delineamento de Pesquisa em Ciência. Vol. 2. São Paulo, SP: Vetor.
Pinquart, M., & Sörensen, S. (2000). Influences of socioeconomic status, social network, and competence on subjective well-being in later life: A meta-analysis. Psychology and Aging, 15(2), 187-224. doi: 10.1037/0882- 7974.15.2.187
Pinto, F. N. F. R., & Oliveira, D. C. (2015). Capacidade funcional e envolvimento social em idosos: Há relação? Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 12(1), 56-68. doi: 10.5335/rbceh.v12i1.4687
Pinto, F. N. F. R. (2016). Construção e análise psicométrica de um inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos familiares. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 106 pp. Retrieved from https://repositorio.ufscar.br/handle/ ufscar/7997?show=full https://doi.org/10.5327/z2447-211520171700046
Pinto, F. N. F. R., Barham, E. J., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Interpersonal conflicts among family caregivers of the elderly: The importance of social skills. Paidéia, 26(64), 161-170. doi: 10.1590/1982-43272664201605
Queluz, F. N. F. R., Barham, E. J., Del Prette, Z. A. P., & Santos, A. A. A. (2018). Social Skills Inventory for Caregivers of Elderly Family Members (SSI-CE): Relations with indicators of psychological wellbeing.
Trends in Psychology, 26(2), 551-563. doi: 10.9788/TP2018.2-01En
Riggio, H. R., & Kwong, W. Y. (2009). Social skills, paranoid thinking, and social outcomes among young adults. Personality and Individual Differences, 47(5), 492-497. doi: 10.1016/j.paid.2009.04.026
Rodrigues, V. B., & Madeira, M. (2009). Suporte Social e saúde mental: Revisão da literatura. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 6, 390-399. Retrieved from http://bdigital.ufp.pt/handle/10284/1293 https://doi.org/10.4034/rbcs.2011.15.04.16
Santos, L. A. D. (2016). Diferenças de Gênero no Suporte Social, Ajustamento Emocional e Satisfação com a Vida em Estudantes Universitários do 1º ano (Dissertação de mestrado). Universidade Portucalense, Portugal. Retrieved from http://hdl.handle.net/11328/1630
Segal, D. L. (2005). Relationships of assertiveness, depression, and social support among older nursing home residents. Behavior Modification, 29(4), 689-695. doi: 10.1177/0145445503259391
Segrin, C., McNelis, M., & Swiatkowski, P. (2016). Social skills, social support, and psychological distress: A test of the social skills deficit vulnerability model. Human Communication Research, 42(1), 122-137. doi: 10.1111/hcre.12070
Schoenrock, C. J., Bell, N. J., Sun, S. W., & Avery, A. W. (1999). Family correlates of adolescent self-monitoring and social competence. The Journal of Psychology, 133(4), 377-393. doi: 10.1080/00223989909599750
Stasiak, G. R., Weber, L. N. D., & Tucunduva, C. (2014). Qualidade na interação familiar e estresse parental e suas relações com o autoconceito, habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos. Psico, 45(4), 494-501. doi: 10.15448/1980-8623.2014.4.15846
Takahashi, Y., Okada, K., Hoshino, T., & Anme, T. (2015). Developmental trajectories of social skills during early childhood and links to parenting practices in a Japanese sample. PloS One, 10(8), doi: 10.1371/journal.pone.0135357
Vázquez, M. G., & Lemos, V. N. (2013). Habilidades sociales y apoyo social percibido en niños con diagnóstico. Acta Psiquiátrica y Psicológica de América Latina, 59(2), 87-93. Retrieved from: http://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/26583
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.