The Relevance Of The Big Five Model To Students’ Adaptation To The Academic Environment Personality and Academic Experiences
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.31599Palavras-chave:
estudantes universitários, experiências acadêmicas, Habilidades do século XXI.Resumo
The Big Five has been used as a theoretical framework for the evaluation of the 21stcentury skills and is associated with desirable outcomes. This study evaluates the extent to which the Big Five relates to students’ adaptation to the academic environment. Participants were 845 undergraduate students (60.7% female), aged from 17 to 31 years who answered the Factorial Personality Battery and the Academic Experience Questionnaire. Data reduction analysis at the facet level recovered the Big Five structure and indicated that Extraversion, Neuroticism, and Conscientiousness are, respectively, associated with higher personal, interpersonal, and study related academic adaptation dimensions. Agreeableness and Openness did not cluster with academic dimensions, suggesting lower relevance for academic adaptation in higher education.
***A Relevância do Modelo dos Cinco Grandes Para a Adaptação dos Estudantes ao Ambiente Acadêmico***
O Big Five tem sido usado como referencial teórico para a avaliação das habilidades do século 21 e está associado a resultados desejáveis. Este estudo avalia o quanto os Cinco Grandes Fatores se relacionam com a adaptação dos alunos ao ambiente acadêmico. Participaram 845 estudantes de graduação (60,7% do sexo feminino), com idades entre 17 e 31 anos, que responderam a Bateria de Personalidade Fatorial e o Questionário de Experiência Acadêmica. A análise de redução de dados no nível de faceta recuperou a estrutura dos cinco grandes fatores e indicou que Extroversão, Neuroticismo e Conscienciosidade estão, respectivamente, associados a dimensões de adaptação acadêmica pessoais, interpessoais e relacionadas ao estudo. A Amabilidade e a Abertura não se agruparam com as dimensões acadêmicas, sugerindo menor relevância para a adaptação acadêmica no ensino superior.
Downloads
Referências
Almeida, L. S., Soares, A. P. C. & Ferreira, J. A. (2002). Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. AvaliaçãoPsicológica, 2, 81-93.
Araújo, A. M., Almeida, L. S., Ferreira, A. J., Santos, A. A., Noronha, A. P. P., & Zanon, C. (2014). Questionário de adaptação ao ensino superior (QAES): Construção e validação de um novo questionário. Psicologia, Educação e Cultura, XVIII, 131-145. https://doi.org/10.1037/t59929-000
Araújo, A. M., Santos, A. A., Noronha, A. P. P., Zanon, C., Ferreira, A. J., Casanova, J. R., & Almeida, L. S. (2016). Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro ano.
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 3, 102-111. doi: 10.17979/reipe.2016.3.2.1846 https://doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1846
Baker, R. W., & Siryk, B. (1984). Measuring adjustment to college. Journal of Counseling Psychology, 31, 179-189. doi: 10.1037/0022-0167.31.2.179 https://doi.org/10.1037//0022-0167.31.2.179
Beyers, W., & Goossens, L. (2002). Concurrent and predictive validity of the Student Adaptation to College Questionnaire in a sample of European freshman students. Educational and Psychological Measurement,
(3), 527-538. doi: 10.1177/00164402062003009 https://doi.org/10.1177/00164402062003009
Credé, M., & Niehorster, S. (2012). Adjustment to college as measured by the StudentAdaptation to College Questionnaire: A quantitative review of its structure and relationships with correlates and consequences.
Educational Psychological Review, 24, 133-165. doi: 10.1007/s10648-011-9184-5 https://doi.org/10.1007/s10648-011-9184-5
Duckworth, A. L., & Seligman, M. E. P. (2005). Selfdiscipline outdoes IQ predicting academic performance in adolescents. Psychological Science, 16, 939-944.doi: 10.1111/j.1467-9280.2005.01641.x https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2005.01641.x
Fredricks, J., & McColskey, W. (2012). The measurement of student engagement: A comparative analysis of various methods and student self-report instruments. In S. L. Christenson, A. L. Reschly, & C. Wylie (Eds.), Handbook of research on student engagement (pp. 763- 782): Springer US. doi: 10.1007/978-1-4614-2018-7_37
https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_37
Granado, J. I. F. (2004). Vivência acadêmica de universitários brasileiros: Um estudo de validade e precisão do QVA-r. Unplublished Dissertation, Universidade São Francisco, Itatiba: Brazil.
Granado, J. I. F., Santos, A. A. A., Almeida, L. S., Soares, A. P., & Guisande, M. A. (2005): Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, IV(2), 31-41.
Kappe, R., & van der Flier, H. (2012). Predicting academic success in higher education: What’s more important than being smart? European Journal of Psychology of Education, 27, 605-619. doi: 10.1007/s10212-011-0099-9 https://doi.org/10.1007/s10212-011-0099-9
Kautz, T., Heckman, J. J., Diris, R., Weel, B., & Borghans, L. (2014). Fostering and measuring skills: Improving cognitive and non-cognitive skills to promote lifetime success. OECD Education Working Papers, No. 110. OECD Publishing. doi: 10.1787/5jxsr7vr78f7-en https://doi.org/10.3386/w20749
Kyllonen, P. C., Lipnevich, A. A., Burrus, J., & Roberts, R. D. (2008). Personality, motivation, and college readiness: A prospectus for assessment and development. Non printedtecnichal report. Educational Testing Service, Princeton. https://doi.org/10.1002/ets2.12004
Lounsbury, J. W., Tatum H. E., Chambers, W., Owens, K. S., & Gibson, L. W. (1999). An investigation of career decidedness in relation to ‘Big Five’ personality constructs and life satisfaction. College Student Journal, 33(4), 646-652.
McCrae, R. R., & John, O. P. (1992). An introduction to the five-factor model and its applications. Journal of Personality, 60(2), 175-215. doi: 10.1111/j.1467-6494.1992.tb00970.x https://doi.org/10.1111/j.1467-6494.1992.tb00970.x
Nunes, C. H. S. S., Hutz, C. S., & Nunes, M. F. O. (2008). Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Manual Técnico, São Paulo: Casa do Psicólogo.
Poropat, A. E. (2009). A meta-analysis of the five-factor model of personality and academic performance. Psychological Bulletin, 135, 322-338.doi: 10.1037/a0014996. https://doi.org/10.1037/a0014996
Primi, R., Santos, D., John, O. P., & de Fruyt, F.(2016). Development of an inventory assessing social and emocional skills in Brazilian youth. European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 5-16. doi: 10.1027/1015-5759/a000343. https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000343
Primi, R., Zanon, C., Santos, D. de Fruyt, F., & John, O. P. (2016). Anchoring vignettes: Can they make adolescent self-report of socio-emotional skills more reliable, discriminant, and criterion valid?, European
Journal of Psychological Assessment, 32(1), 39-51.doi:10.1027/1015-5759/a000336. https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000336
Rosin, A. B., Zanon, C., & Teixeira, M. A. P. (2014). Bem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitários. Interação em Psicologia, 1(18), 1-12. https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.27634
Saklofske, D. H., Austin, E. J., Mastoras, S. M., Beaton, L., & Osborne, S. E. (2012). Relationships of personality, affect, emotional intelligence and coping with student stress and academic success: Different patterns
of association for stress and success. Learning and Individual Differences, 22(2), 251-257. doi: 10.1016/j.lindif.2011.02.010 https://doi.org/10.1016/j.lindif.2011.02.010
Santos, A. A. A., Polydoro, S. A. J., Scortegagna, S. A., & Linden, M. S. S. (2013). Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(4), 780-793. doi: 10.14417/ap.911 https://doi.org/10.1590/s1414-98932013000400002
Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos constructos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. https://doi.org/10.14417/ap.911
Wintre, M. G., Dilouya, B., Pancer, M. M., Pratt, M. W., Birnie-Lefcovitch, S., Polivy, J., & Adams, G. (2011). Academic achievement in first-year university: Who maintains their high school average? Higher Education, 62(4), 467-481. doi: 10.1007/s10734-010-9399-2 https://doi.org/10.1007/s10734-010-9399-2
Zanon, C., Bastianello, M. R., Pacico, J. C., Hutz, C. S. (2014). The importance of personality and parental styles on optimism in adolescents. The Spanish Journal of Psychology, 17, 1-7. doi:10.1017/sjp.2014.49 https://doi.org/10.1017/sjp.2014.49
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.