Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31622Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, escolaridade, mães, conhecimento, relações mãe-criançaResumo
Este estudo investigou o efeito mediador do conhecimento materno sobre desenvolvimento infantil na relação entre escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais no primeiro ano de vida. Participaram do estudo 28 mães de bebês com 11 meses de vida, selecionadas em duas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Salvador/Brasil. O conhecimento materno sobre desenvolvimento foi avaliado com o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI) e o desenvolvimento dos bebês foi medido pela Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança (EDCC). As análises de regressão mostraram que o conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil é uma variável mediadora pura da relação entre a escolaridade materna e os indicadores desenvolvimentais do bebê. Discute-se o suporte fornecido pela educação formal para que os pais possam se beneficiar de informações sobre o desenvolvimento e recomenda-se investimento na educação básica e na divulgação de informações sobre o desenvolvimento infantil em serviços públicos de saúde.
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