Estudo psicométrico da Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.32840

Palavras-chave:

orientação vocacional, interesses profissionais, ensino superior, avaliação psicológica, testes psicológicos.

Resumo

Os estudantes de Psicologia devem realizar escolhas profissionais durante o curso, podendo vivenciar um período angustiante. O objetivo deste artigo foi buscar evidências de validade e precisão para a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi) e verificar as diferenças do sexo e período do curso nas médias dos interesses. Participaram 980 estudantes de Psicologia que responderam a EIAPsi. Os resultados indicaram 11 fatores como melhor estrutura para EIAPsi, os quais apresentaram bons índices de precisão. Notou-se que as mulheres pontuaram mais que os homens nas áreas Saúde e Jurídica, sendo o oposto observado na área Docência e Pesquisa. Os estudantes do fim do curso apresentaram um perfil de interesses mais discriminado que os demais. A partir dos resultados foi possível identificar a viabilidade da utilização da EIAPsi por estudantes de Psicologia no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco, SP

Doutor em Psicologia

Gustavo Henrique Martins, Universidade São Francisco, SP

Mestrando em Psicologia

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Ambiel, R. A. M., & Martins, G. H. (2019). Estudo psicométrico da Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi). Psico, 50(4), e32840. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.32840

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Artigos