Hierárquicos, igualitários e contraditórios: posição social de adolescentes e orientação para a dominância social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.33939

Palavras-chave:

dominância, estrutura social, comportamento social, poder, grupos sociais.

Resumo

O estudo avalia correlações entre concepções hierárquicas das relações entre grupos e as posições sociais de estudantes. O conceito de orientação à dominância social (SDO) aborda a aceitação de dominação e hierarquia entre grupos. A pesquisa teve 663 estudantes de Uberlândia-MG, com média de 16 anos de idade, que responderam um questionário com uma adaptação da Escala de Orientação à Dominância Social e questões referentes à escolaridade materna, sexo e renda familiar. Os resultados de análise de clusters apontam três padrões: adolescentes que defendem relações igualitárias entre os grupos; o padrão oposto, que aprova uma sociedade em que há dominantes e dominados; e um posicionamento contraditório, que aprova aspectos igualitários, mas nega que os grupos sejam equivalentes. A discussão centra-se nos fatores sexo e escolaridade e a sua associação com a SDO, e na interpretação do perfil contraditório que defende igualdade, mas restringe o seu escopo.

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Biografia do Autor

Joao Wachelke, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, MG

Doutor em Psicologia Social e da Personalidade – Università degli studi di Padova

Fabíola Rodrigues Matos, Universidade Federal do Espírito Santo, ES

Mestre em Psicologia – Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Wachelke, J., & Matos, F. R. (2019). Hierárquicos, igualitários e contraditórios: posição social de adolescentes e orientação para a dominância social. Psico, 50(4), e33939. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.33939

Edição

Seção

Artigos