Avaliação de intervenção para promoção de resiliência em famílias de crianças com Síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.33962

Palavras-chave:

resiliência familiar, intervenção, família, síndrome de down

Resumo

Este estudo objetiva avaliar efeitos de uma intervenção que busca promover resiliência em oito famílias de crianças com síndrome de Down (SD) de até dois anos de idade. Classificou-se as famílias segundo arranjos e renda, distribuídas aleatoriamente nos grupos experimental e controle. Visitas domiciliares ocorreram no pré-teste, pós-teste e follow up, onde todos responderam ao questionário sociodemográfico e à entrevista acerca da resiliência familiar, além dos genitores responderem ao Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp e ao Inventário de Depressão de Beck. Um diário de campo e entrevistas de avaliação para as famílias foram realizados durante a intervenção. Não foram obtidas diferenças estatisticamente significativas entre os valores da resiliência nas famílias nos diferentes momentos (p = 0,77). Entretanto, alguns membros percebem mudanças na família após participação no trabalho, como melhorias na comunicação e aquisição de conhecimentos sobre SD. Estudos com mais participantes e período de tempo prolongado são necessários.

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Biografia do Autor

Mayse Itagiba Rooke, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil. Professora da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São José dos Campos, SP, Brasil.

Nara Liana Pereira Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB), em Brasília, DF, Brasil. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Rooke, M. I., & Silva, N. L. P. (2021). Avaliação de intervenção para promoção de resiliência em famílias de crianças com Síndrome de Down. Psico, 52(4), e33962. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.33962

Edição

Seção

Artigos