Efeitos de uma disciplina de relações interpessoais no repertório social de estudantes de exatas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34055

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Competência social, Estudantes universitários, Engenharia elétrica, Química industrial.

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Ciências Exatas antes e após uma disciplina de Relações Interpessoais. Participaram deste estudo 21 universitários, sendo 17 do curso de Engenharia Elétrica e 4 de Química Industrial, matriculados na disciplina de Relações Interpessoais para o Curso de Engenharia Elétrica. A disciplina teórico-prática foi baseada em vivências e os estudantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e ao Questionário de Avaliação Final da Disciplina (QAFD). Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas quanto ao escore geral de habilidades sociais e a média no QAVD entre as avaliações do pré e pós-teste. Foram observadas ainda correlações positivas e fortes entre o QAVD antes e após a disciplina. Além disso, (b) o escore geral QAVD após a disciplina se relacionou positiva e moderadamente com o escore geral (IHS) de habilidades sociais no pós-teste.

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Biografia do Autor

Bruno Luiz Avelino Cardoso, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, MA, Brasil; doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); bolsista de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em São Paulo, SP, Brasil. Psicólogo.

Lívia Lira de Lima Guerra, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil e bolsista de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em São Paulo, SP, Brasil. Psicóloga.

Júlia Milhomens de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Psicóloga. Mestranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA); integrante do Laboratório de Processos Comportamentais Básicos da UFPA.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Avelino Cardoso, B. L. ., Lira de Lima Guerra, L. ., & Milhomens de Sousa, J. . (2020). Efeitos de uma disciplina de relações interpessoais no repertório social de estudantes de exatas. Psico, 51(3), e34055. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34055

Edição

Seção

Artigos