Inteligência emocional

Relação com inteligência, variáveis sociodemográficas e habilidades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34062

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Inteligência, Habilidades Sociais, Psicologia Cognitiva, Emoções

Resumo

A Inteligência Emocional (IE) é um construto psicológico amplamente divulgado nas últimas duas décadas, principalmente fora do meio acadêmico, mas requer uma maior diversidade de pesquisas científicas que contribuam para sua solidificação. Portanto, este trabalho buscou analisar a relação de IE com Inteligência (G), idade, sexo, renda familiar, escolaridade e Habilidades Sociais (HS). Participaram 120 pessoas, entre 18 e 61 anos de idade, de ambos os sexos, que responderam aos testes de percepção e de compreensão emocional, raciocínio abstrato e verbal e habilidades sociais. Os resultados encontrados indicaram correlação significativa positiva entre IE, G e escolaridade, negativa entre IE e idade, nenhuma correlação entre IE, HS e renda familiar e nenhuma diferença entre homens e mulheres para IE, sendo o raciocínio abstrato a variável mais preditora do construto. Tais informações auxiliam para uma melhor compreensão da IE e da sua relevância atual.

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Biografia do Autor

Isaías Peixoto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Monalisa Muniz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF); docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Peixoto, I., & Muniz, M. (2020). Inteligência emocional: Relação com inteligência, variáveis sociodemográficas e habilidades sociais. Psico, 51(3), e34062. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34062

Edição

Seção

Artigos