Engajamento de professores da educação básica
Um estudo longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35002Palavras-chave:
Engajamento no trabalho, Professores, Educação básica, Estudo longitudinal.Resumo
O engajamento no trabalho é um fenômeno processual de elevado prazer do trabalhador com o que produz nas organizações. E, nas últimas décadas, várias pesquisas estudaram seu impacto no trabalho. Este estudo objetivou analisar a flutuação do engajamento ao longo de três etapas, com os mesmos participantes, avaliando as pressões exercidas em momentos de avaliações externas. A amostra constituiu-se de 133 professores da educação básica pública de Goiás. Utilizou-se do método Painel data para estimar os níveis de engajamento, considerando o contexto de pesquisa e a constância de dados em séries temporais. Os resultados evidenciam que o ambiente influencia os níveis de engajamento dos docentes, considerando que estas alterações podem comprometer a saúde docente, pois o desequilíbrio entre os aspectos positivos e negativos colaboram na sua instabilidade emocional. Logo, o artigo discute o contexto e as exigências de trabalho e aprofunda a compreensão sobre o desgaste da energia laboral dos docentes, em cada momento avaliado, contribuindo para possíveis tomadas de decisões.
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