Engajamento de professores da educação básica

Um estudo longitudinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35002

Palavras-chave:

Engajamento no trabalho, Professores, Educação básica, Estudo longitudinal.

Resumo

 O engajamento no trabalho é um fenômeno processual de elevado prazer do trabalhador com o que produz nas organizações. E, nas últimas décadas, várias pesquisas estudaram seu impacto no trabalho. Este estudo objetivou analisar a flutuação do engajamento ao longo de três etapas, com os mesmos participantes, avaliando as pressões exercidas em momentos de avaliações externas. A amostra constituiu-se de 133 professores da educação básica pública de Goiás. Utilizou-se do método Painel data para estimar os níveis de engajamento, considerando o contexto de pesquisa e a constância de dados em séries temporais. Os resultados evidenciam que o ambiente influencia os níveis de engajamento dos docentes, considerando que estas alterações podem comprometer a saúde docente, pois o desequilíbrio entre os aspectos positivos e negativos colaboram na sua instabilidade emocional. Logo, o artigo discute o contexto e as exigências de trabalho e aprofunda a compreensão sobre o desgaste da energia laboral dos docentes, em cada momento avaliado, contribuindo para possíveis tomadas de decisões.

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Biografia do Autor

Elisabeth Lemes de Sousa Martins, Secretaria de Estado de Educação (Seduc-GO), Goiânia, GO, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), em Goiânia, GO, Brasil; Assessora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-GO), em Goiânia, GO, Brasil.

Helenides Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, GO, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB), em Brasília, DF, Brasil; professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), em Goiânia, GO, Brasil.

Ana Claudia Souza Vazquez,   Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Pró-Reitora de Gestão com pessoas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Martins, E. L. de S., Mendonça, H., & Vazquez, A. C. S. (2021). Engajamento de professores da educação básica: Um estudo longitudinal. Psico, 52(1), e35002. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35002

Edição

Seção

Artigos