Treinamento em habilidades sociais com universitários
Revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35692Palavras-chave:
treinamento em habilidades sociais, habilidades sociais, universitários, revisão sistemáticaResumo
Habilidades Sociais (HS) são comportamentos necessários para o indivíduo conseguir se relacionar com os outros de forma satisfatória; sendo importantes para a adaptação do universitário à vida acadêmica. Esta revisão sistemática objetivou descrever pesquisas que aplicaram Treinamento em Habilidades Sociais (THS) em universitários, analisando efeitos, potencialidades e possíveis limitadores de tal intervenção. Foram avaliados artigos empíricos nacionais e internacionais de 2009 a 2018, indexados nas bases Web of Science, Pubmed, Scopus, PsycInfo e Biblioteca Virtual da Saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 91 artigos, e, após as etapas de seleção, sete permaneceram para análise. Os resultados demonstraram que cinco dos sete estudos revelaram melhora nas HS após o THS, indicando que esta é uma estratégia promissora na promoção de saúde mental de universitários, embora mais pesquisas sejam necessárias, especialmente com desenho experimental, fazendo levantamento prévio de necessidades e avaliando o tamanho de efeito dos resultados.
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