Treinamento em habilidades sociais com universitários

Revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35692

Palavras-chave:

treinamento em habilidades sociais, habilidades sociais, universitários, revisão sistemática

Resumo

Habilidades Sociais (HS) são comportamentos necessários para o indivíduo conseguir se relacionar com os outros de forma satisfatória; sendo importantes para a adaptação do universitário à vida acadêmica. Esta revisão sistemática objetivou descrever pesquisas que aplicaram Treinamento em Habilidades Sociais (THS) em universitários, analisando efeitos, potencialidades e possíveis limitadores de tal intervenção. Foram avaliados artigos empíricos nacionais e internacionais de 2009 a 2018, indexados nas bases Web of Science, Pubmed, Scopus, PsycInfo e Biblioteca Virtual da Saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 91 artigos, e, após as etapas de seleção, sete permaneceram para análise. Os resultados demonstraram que cinco dos sete estudos revelaram melhora nas HS após o THS, indicando que esta é uma estratégia promissora na promoção de saúde mental de universitários, embora mais pesquisas sejam necessárias, especialmente com desenho experimental, fazendo levantamento prévio de necessidades e avaliando o tamanho de efeito dos resultados.

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Biografia do Autor

Mariana de Oliveira Bortolatto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Francielle Pereira de Assumpção, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), Florianópolis, SC, Brasil

Psicóloga graduada pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Jéssica Limberger, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim, RS, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil; professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, RS, Brasil.

Carolina Baptista Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Fernanda Machado Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Bortolatto, M. de O., de Assumpção, F. P., Limberger, J., Menezes, C. B., Andretta, I., & Lopes, F. M. (2021). Treinamento em habilidades sociais com universitários: Revisão sistemática da literatura. Psico, 52(1), e35692. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.1.35692

Edição

Seção

Revisão Sistemática