Anemia falciforme e as consequências nas funções executivas
Avaliação em crianças de 6-11 anos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.35786Palavras-chave:
Memória, Testes Neuropsicológicos, NeuropsicologiaResumo
A anemia falciforme (AF) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema global de saúde pública, sendo a mais comum dentre as doenças hereditárias no Brasil. O objetivo principal desta pesquisa é investigar o desempenho das funções executivas em crianças com anemia falciforme residentes na região Nordeste do país. Participaram 134 crianças, na faixa etária de 6-11 anos, sendo 60 do grupo clínico e 74 do grupo não clínico. Os instrumentos utilizados foram FDT – Teste dos Cinco Dígitos; Teste de Trilhas; Torre de Londres e subteste Dígitos. Os dados foram analisados pelo U de Mann-Whitney indicando diferenças estatísticas (p<0,05) entre os grupos em todos os instrumentos utilizados, exceto no Torre de Londres. Propõe-se que estudos futuros com crianças portadoras de AF detenham-se na intervenção cognitiva de funções afetadas abrangendo pré-escolares e estudantes do ensino fundamental.
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