A psicodinâmica do reconhecimento no trabalho de enfermagem
Palavras-chave:
Psicodinâmica, reconhecimento, enfermagemResumo
Este artigo busca apresentar os resultados de um estudo da psicodinâmica do reconhecimento no contexto dos trabalhadores da enfermagem. A pesquisa, realizada com um grupo de enfermeiros de um hospital do interior do Rio Grande do Sul, teve o intuito de analisar, a partir da perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, a eficácia das formas de reconhecimento conferidos nesta profissão, como forma de contribuir para a preservação da saúde mental, considerando que, por meio do reconhecimento, o sofrimento no trabalho pode ser transformado em prazer e realização. Constatou-se que há uma restrição de tempo e espaço para discussão, convivência e relacionamento, limitando a expressão do reconhecimento e a visibilidade das contribuições à organização. Observou-se, também, que o reconhecimento mais esperado é o do paciente, que também é obstruído pelo distanciamento do mesmo, associado às novas demandas da profissão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.