Solidariedade competitividade e reflexão ética nos contextos da nova economia e da economia solidária
Palavras-chave:
economia solidária, jovens, trabalho, subjetividade, autogestãoResumo
O artigo visa a discutir as implicações éticas da inserção no mercado de trabalho no contexto da nova economia e da Economia Solidária. As análises do contexto sócio-econômico em voga usualmente contrapõem a solidariedade/associativismo à competitividade/individualismo. Buscando problematizar essa suposta oposição, investigamos como a solidariedade é compreendida por 40 jovens divididos/as em dois grupos: 20 trabalhadores/as inseridos em ocupações ligadas à telefonia móvel, à informática e internet e ao setor bancário pós-reestruturação e 20 trabalhadores/as vinculados a projetos de Economia Solidária e associativismo. Por meio de entrevistas inspiradas na abordagem biográfica e da resolução de um dilema ético buscamos entender quais os acontecimentos que marcam a vida destes/as jovens e influenciam as formas de inserção no laço social, do ponto de vista do trabalho e das relações sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.