Atenção conjunta nas interações educador-bebê e suas repercussões na cognição social
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.36602Palavras-chave:
atenção, interação, professor, bebêResumo
O presente artigo refere-se a uma revisão sistemática que buscou identificar se a atenção conjunta estabelecida em interações educador-bebê em contexto de creches interfere na cognição social desses bebês. Essa revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse (PRISMA) e teve as buscas realizadas nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Pepsic, Scielo, Indexpsi, PsycInfo e Lilacs. Também se realizou uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores utilizados foram “Child Day Care Centers”, “Preschool”, “School Teachers”, “infant”, “attention”, “joint attention” e “social cognition”. A análise incluiu cinco artigos e permitiu identificar que ao se engajarem em episódios de atenção conjunta com seus educadores, bebês apresentaram desenvolvimento da comunicação e da linguagem oral. Também se constatou a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema. Essa revisão está registrada no International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO) sob o número CRD42019133759.
Downloads
Referências
Alexandrino, V. C., & Braz Aquino, F. de S. (2018). Análise das concepções de profissionais da educação sobre o desenvolvimento infantil: Um estudo em creches de uma cidade da Paraíba – Brasil. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 85-99. https://doi.org/10.21814/rpe.13756
Almeida, C. P. B., & Goulart, B. N. G. (2017). Como minimizar vieses em revisões sistemáticas de estudos observacionais. Revista CEFAC, 19(4), 551-555. https://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171941117
Amorim, K. S., Anjos, A. M., & Rossetti-Ferreira, M. C. (2012). Processos interativos de bebês em creche. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 378-389. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000200020
Aquino, F. S. B., & Salomão, N. M. R. (2011). Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê. Rev. Psicologia: reflexão e crítica, 107-115. https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000100013
Borges, L. C., & Salomão, N. M. R. (2003). Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(2), 327-336. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200013
Cain, D. W., Rudd, L. C., & Saxon, T. F. (2007). Effects of professional development training on joint attention engagement in low-quality childcare centers. Early Child Development and Care, 177(2), 159-185. https://doi.org/10.1080/03004430500375927
Cleveland, A., Schug, M., & Striano, T. (2007). Joint attention and object learning in 5-and7-month-old infants. Infant Behavior & Development, 29(3), 299-307. https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2005.12.004
Colus, K. M., & Amorim, K. de S. (2019). O Estabelecimento da Atenção Conjunta em um Bebê com Deficiência Visual Severa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, e3541. https://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3541
Degotardi, S. (2017). Joint attention in infant-toddler early childhood programs: Its dynamics and potential for collaborative learning. Contemporary Issues in Early Childhood, 18(4), 409-421. https://doi.org/10.1177/1463949117742786
Grácio, M. C. C. (2018). Colaboração científica: indicadores relacionais de coautoria. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, 12(2), 24-32. https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24
Medeiros, C. S. & Salomão, N. M. R. (2014). Análise de dois contextos interativos em uma díade mãe-criança com deficiência visual. Temas em Psicologia, 22(4), 701-713. https://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-03
Melo, G. M. L. de S. (2015). Cenas de atenção conjunta entre professoras e crianças em processo de aquisição da linguagem [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8417?locale=pt_BR
Mendes, D. M. L. F., & Seidl Moura, M. L. (2009). Expressões faciais de emoção em bebês: importância e evidências. Estudos de Psicologia, 9(2), 307-327. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9105
Mendes, D. M. L. F. & Cavalcante, L. I. C. (2014). Modelos de self e expressão emocional em bebês: concepções de mães e outras cuidadoras. Psico-PUCRS, 45(1), 120-129. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13768
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G., The PRISMA Group (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoSMed 6(6): e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
Oliveira, K. R. S., Aquino, F. S. B., & Salomão, N. M. R. (2016). Desenvolvimento da linguagem na primeira infância e estilos linguísticos dos educadores [Language development in early childhood and linguistic styles of educators]. Avances en Psicología Latinoamericana, 34(3), 457-472. http://dx.doi.org/10.12804/apl34.3.2016.02
Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K., & Silva, A.P. (2000). Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(2): 279-291. https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000200008
Rossetti-Ferreira, M. C. T. (2015). A Creche Carochinha e sua história. In Histórias da Carochinha: contribuições para o ensino, a pesquisa e a extensão de uma creche universitária. Pedro & João Editores.
Rudd, L. C., Cain, D. W., & Saxon, T. F. (2008). Does improving joint attention in low‐quality child‐care enhance language development? Early Child Development and Care, 178(3): 315-338. http://dx.doi.org/10.1080/03004430701536582
Shin, M. (2012). The role of joint attention in social communication and play among infants. Journal of Early Childhood Research, 10(3), 309-317. https://doi.org/10.1177/1476718X12443023
Smith, A. B. (1999). Quality Childcare and Joint Attention. International Journal of Early Years Education, 7(1), 85-98. http://dx.doi.org/10.1080/0966976990070107
Sterne, J. A., Hernán, M. A., McAleenan, A., Reeves, B. C., & Higgins, J. P. (2019). Assessing risk of bias in a non‐randomized study. In Higgins, J.P.T., Thomas, J., Chandler, J., Cumpston, M., Li, T., Page, M. J., Welch, V. A.(editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions (pp. 621-641). John Wiley & Sons.
Striano, T., & Reid, V. M. (2006). Social cognition in the first year. Trends in Cognitive Sciences, 10(10), 471-476. http://dx.doi.org/10.1016/j.tics.2006.08.006
Tomasello, M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano: Tópicos (C. Berliner, Trad.). Martins Fontes.
Tomasello, M. (2019). Becoming Human: a theory of ontogeny. Publisher: Harvard University Press. https://doi.org/10.4159/9780674988651
Tomasello, M. & Carpenter, M. (2007). Shared Intentionality. Developmental Science, 10(1), 121-125. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2007.00573.x
Vasconcelos, D. C., & Salomão, N. M. R. (2016). Educadoras de creches: concepções sobre desenvolvimento infantil. Revista Lusófona de Educação, 33, 81-94.
Vygotsky, L. S. (2000). A Formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (J. C. Neto, L. S. M. Barreto, S. C. Afeche, Trad., 6. ed.). Editora Martins Fontes. (Original publicado em 1984).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.