Atenção conjunta nas interações educador-bebê e suas repercussões na cognição social

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.36602

Palavras-chave:

atenção, interação, professor, bebê

Resumo

O presente artigo refere-se a uma revisão sistemática que buscou identificar se a atenção conjunta estabelecida em interações educador-bebê em contexto de creches interfere na cognição social desses bebês. Essa revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse (PRISMA) e teve as buscas realizadas nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Pepsic, Scielo, Indexpsi, PsycInfo e Lilacs. Também se realizou uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores utilizados foram “Child Day Care Centers”, “Preschool”, “School Teachers”, “infant”, “attention”, “joint attention” e “social cognition”. A análise incluiu cinco artigos e permitiu identificar que ao se engajarem em episódios de atenção conjunta com seus educadores, bebês apresentaram desenvolvimento da comunicação e da linguagem oral. Também se constatou a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema. Essa revisão está registrada no International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO) sob o número CRD42019133759.

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Biografia do Autor

Jéssica Andrade de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB Brasil

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil.

Vanessa da Cruz Alexandrino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB Brasil

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil.

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB Brasil

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Albuquerque, J. A. de, Alexandrino, V. da C., & Aquino, F. de S. B. (2022). Atenção conjunta nas interações educador-bebê e suas repercussões na cognição social: Uma revisão sistemática. Psico, 53(1), e36602. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.36602