Teste para identificação de sinais de dislexia
Comparação de desempenhos entre crianças com dislexia e outros transtornos do desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.37093Palavras-chave:
dislexia, teste psicológico, transtornos do neurodesenvolvimentoResumo
Instrumentos de triagem podem auxiliar na caracterização das dificuldades acadêmicas e neuropsicológicas de indivíduos com Dislexia. O objetivo do estudo foi de verificar se haveria diferenças de desempenho no Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD) quando um grupo de crianças com Dislexia fosse comparado a outros grupos diagnósticos de crianças com Transtorno do Espectro Autista, nível 1 (TEA), Deficiência Intelectual (DI), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Funcionamento Intelectual Limítrofe e Dificuldade Escolar. Participaram 172 crianças, com diagnóstico provindos de equipes interdisciplinares e médias de idade que variaram entre 8.75 (DP = 2.21) e 10,14 (DP = 2.36) anos. Foram realizadas análises de comparação e associação por meio da Análise Univariada da Variância e da Regressão Logística Multinomial, respectivamente. Os resultados indicaram que os grupos DI e TEA apresentaram desempenhos mais prejudicados. Adicionalmente, o TISD foi sensível para identificar diferenças entre os grupos Dislexia e TEA, com pior desempenho desse último. Entretanto, com os outros grupos, tais diferenças não foram observadas. Estudos complementares são necessários considerando maior casuística e efeitos de outras variáveis associadas aos transtornos estudados.
Downloads
Referências
Alves, M. N., Lima, R. F., Alves, R. J. R., Salgado-Azoni C. A., Nakano T. C., & Ciasca S. M. (2013) Estudo piloto de validação do teste de identificação de sinais de dislexia (TISD). Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 4(2), 217-239. https://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p217
Alves, R. J. R., Lima, R.F., Salgado-Azoni, C. A., Carvalho, M. C., & Ciasca, S. M. (2015). Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: processo de construção. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(3), 383-393. https://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000300004
Alves, R. J. R., Nakano, T. D. C., Lima, R. F. D., & Ciasca, S. M. (2018). Identifying Signs of Dyslexia Test: evidence of criterion validity. Paidéia, 28(e2833). https://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2833
American Educational Research Association (AERA), American Psychological Association (APA), & National Council on Measurement in Education (NCME) (2014). Standards for educational and psychological testing. American Educational Research Association.
American Psychiatric Association (2013). DSM-5: Manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais. 5 ed. Artes Médicas.
Bittencourt, H. R. (2003). Regressão logística politômica: revisão teórica e aplicações. Acta Scientiae, 5(1), 77-86.
Bjornsdottir, G., Halldorsson, J. G., Steinberg, S., Hansdottir, I., Kristjansson, K., Stefansson, H., & Stefansson, K. (2014). The Adult Reading History Questionnaire (ARHQ) in Icelandic: psychometric properties and factor structure. Journal of Learning Disabilities, 47(6), 532–542. https://dx.doi.org/10.1177/0022219413478662
Capellini, S. A., Pinheiro, F. H., Lourenceti, M. D., Padula, N. A. D. M. R., & Germano, G. D. (2011). Desempenho cognitivo-linguístico e achados de neuroimagem de escolares com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, 36(3), 144-149. https://doi.org/10.7322/abcs.v36i3.53
Carvalho, M. C., Lima, R. F., Souza, G. G. B., Pires, T. C., Pierini, R., Rodrigues, S. D., Simão, A. N. P., & Ciasca, S. M. (2016). Characterization of school-related problems and diagnoses in a Neuro-Learning Disorder Clinic. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(1), 161-171. https://doi.org/10.1590/1982-027520160001000016
Cavalli, E., Colé, P., Leloup, G., Poracchia-George, F., Sprenger-Charolles, L., & El Ahmadi, A. (2018). Screening for dyslexia in French-speaking university students: an evaluation of the Detection Accuracy of the Alouette Test. Journal of learning disabilities, 51(3), 268-282. https://doi.org/10.1177/0022219417704637
D’Souza, H., & Karmiloff‐Smith, A. (2017). Neurodevelopmental disorders. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 8(1-2), e1398. https://doi.org/10.1002/wcs.1398
Esposito, M., & Carotenuto, M. (2014). Intellectual disabilities and power spectra analysis during sleep: a new perspective on borderline intellectual functioning. Journal of intellectual disability research, 58(5), 421-429. https://doi.org/10.1111/jir.12036
Fawcett, A., Lee, R., & Nicolson, R. (2014). Sustained benefits of a multi-skill intervention for preschool children at risk of literacy difficulties. Asian Pacific Journal of Developmental differences, 2(1), 62-68. https://doi.org/10.3850/S2345734114000064
Figueiredo, V. L. M. (2002). WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças. Casa do Psicólogo.
Gooch, D., Snowling, M., & Hulme, C. (2011). Time perception, phonological skills and executive function in children with dyslexia and/or ADHD symptoms. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 52(2), 195- 203. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02312.x
Kalandadze, T., Norbury, C., Nærland, T., & Næss, K. A. B. (2018). Figurative language comprehension in individuals with autism spectrum disorder: A meta-analytic review. Autism, 22(2), 99-117. https://doi.org/10.1177/1362361316668652
Lai, C. L. E., Lau, Z., Lui, S. S., Lok, E., Tam, V., Chan, Q., Cheng, K. M., Lam, S. M., & Cheung, E. F. (2017). Metaanalysis of neuropsychological measures of executive functioning in children and adolescents with high‐functioning autism spectrum disorder. Autism Research, 10(5), 911-939. https://doi.org/10.1002/aur.1723
McCormick, M. P., Cappella, E., O’Connor, E. E., & Mc- Clowry, S. G. (2015). Social-emotional learning and academic achievement: using causal methods to explore classroom-level mechanisms. AERA Open, 1(3), 1-26. https://doi.org/10.1177/2332858415603959
McGrath, L. M., Peterson, R. L., & Pennington, B. F. (2019). The Multiple Deficit Model: Progress, Problems, and Prospects. Scientific Studies of Reading, 24(1), 7-13. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2019.1706180
Moll, K., Snowling, M. J., & Hulme, C. (2020). Introduction to the Special Issue “Comorbidities between Reading Disorders and Other Developmental Disorders”. Scientific Studies of Reading, 24(1), 1-6. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2019.1702045
Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.). (2018). Dislexia: teoria, avaliação e intervençãoLidel/Pactor.
Moura, O., Pereira, M., Alfaiate, C., Fernandes, E., Fernandes, B., Nogueira, S., Moreno, J., & Simões, M. R. (2017). Neurocognitive functioning in children with developmental dyslexia and attention-deficit/hyperactivity disorder: Multiple deficits and diagnostic accuracy. Journal of clinical and experimental neuropsychology, 39(3), 296-312. https://doi.org/10.1080/13803395.2016.1225007
Oliveira, A. M., Cardoso, M. H., Pinheiro, F. H., Germano, G. D., & Capellini, S. A. (2011). Desempenho de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos processos de leitura. Journal of Human Growth and Development, 21(2), 344-355. https://doi.org/10.7322/jhgd.20022
Peltopuro, M., Ahonen, T., Kaartinen, J., Seppälä, H., & Närhi, V (2014). Borderline Intellectual Functioning: a systematic literature review. Intellectual and Developmental Disabilities, 52(6), 419-443. http://dx.doi.org/10.1352/1934-9556-52.6.419
Pestun, M. S. V., Ciasca, S. M., & Gonçalves, V. M. G. (2002). A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento: relato de caso. Arquivos de Neuropsiquiatria, 60(2-A), 328-332. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2002000200029
Peterson, R. L., & Pennington, B. F. (2015). Developmental dyslexia. Annual Review of Clinical Psychology, 11, 283-307. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-032814-112842
Roama-Alves, R. J., Pellisson, S., Nakano, T. D. C., Salgado- Azoni, C. A., Dias, T. L., & Ciasca, S. M. (2019). Test for Identification of Signs of Dyslexia: effects of developmental variables. Avaliação Psicológica, 18(3), 219-228. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.15604.01
Roama-Alves, R. J., Rech, B. D., Queiroz, A. I. S., & Silva, P. D. G. (2020). Características demográficas de um projeto de extensão em Avaliação Neuropsicológica infanto-juvenil da Universidade Federal de Rondonópolis. Expressa Extensão, 25(2), 169-181. http://dx.doi.org/10.15210/EE.V25I2.18204
Rumsey, J. M., & Hamburger, S. D. (1990). Neuropsychological divergence of high-level autism and severe dyslexia. Journal of autism and developmental disorders, 20(2), 155-168. https://doi.org/10.1007/BF02284715
Stein, L.M. (1994). Teste de desempenho escolar. Casa do Psicólogo.
Wang, M. T., & Sheikh-Khalil, S. (2014). Does parental involvement matter for student achievement and mental health in high school? Child development, 85(2), 610-625. https://doi.org/10.1111/cdev.12153
Wei, X., Christiano, E. R., Yu, J. W., Wagner, M., & Spiker, D. (2015). Reading and math achievement profiles and longitudinal growth trajectories of children with an autism spectrum disorder. Autism, 19(2), 200-210. https://doi.org/10.1177/1362361313516549
Wilson, C. E., Happé, F., Wheelwright, S. J., Ecker, C., Lombardo, M. V., Johnston, P., Daly, E., Murphy, C. M., Spain, D., Lai, M. C., Chakrabarti, B., Sauter, D. A., MRC AIMS Consortium, Baron-Cohen, S., & Murphy, D. G. (2014). The neuropsychology of male adults with highfunctioning autism or Asperger syndrome. Autism Research, 7(5), 568-581. https://doi.org/10.1002/aur.1394
Zavaleta, J., Cerceau, R., Sigette, E., Costa, J. M., da Cruz, S. M. S., Manhães, L. M. B., & Cerceau, R. (2018). School inclusion using computational monitoring of reading for students with dyslexia. In 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO) (pp. 240-247). IEEE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.