Estressores ocupacionais e docência na educação básica

Relatos de professores atuantes em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.37470

Palavras-chave:

estresse, trabalho docente, escolas públicas

Resumo

O estresse laboral se desencadeia com a emergência de estímulos aversivos no ambiente de trabalho, que foram abordados nesse estudo, cujo objetivo foi caracterizar os estressores ocupacionais no exercício da atividade docente a partir dos relatos de professores atuantes em duas instituições públicas de educação básica, situadas na região sul de Minas Gerais. A análise de conteúdo revelou como estressores mais enfatizados pelos docentes os fatores intrínsecos ao trabalho (infraestrutura deficitária das escolas, sobrecarga quantitativa e qualitativa de tarefas), os relacionamentos no trabalho (baixo suporte de pais/responsáveis, dificuldades na relação com os alunos) e o papel na organização (sobrecarga de papéis, conflito entre transmissores de papel, grau de responsabilidade). Os resultados, além de contribuírem para desvelar peculiaridades da realidade enfocada e refletir sobre o conteúdo da tipologia de estressores adotada, com possíveis subsídios à construção e refinamento de medidas, facilitaram visualizar tendências gerais na organização do trabalho, como a precarização. 

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Biografia do Autor

Virgínia D. Carvalho, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Varginha, MG, Brasil.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil, com período sanduíche na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), em Trondheim, na Noruega. Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Varginha, MG, Brasil.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Carvalho, V. D. (2022). Estressores ocupacionais e docência na educação básica: Relatos de professores atuantes em escolas públicas. Psico, 53(1), e37470. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.37470