Orquestrando vozes de gênero de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as
Palavras-chave:
Relações de gênero, aculturação, discurso.Resumo
Esta pesquisa discute efeitos de sentidos produzidos pelos/as estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as acerca das concepções de gênero no país de origem e no Brasil. Fundamenta-se nos estudos de gênero e no conceito de aculturação proposto pela Psicologia Intercultural para abordar as mudanças de valores de gênero resultantes do contato com uma nova cultura. Aponta para as questões da linguagem e do discurso, ancorados na análise de discurso (AD), desenvolvida por Michel Pêcheux, utilizando sequências discursivas produzidas por estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as. As conclusões indicam que o tema da sexualidade marca o discurso dos/as participantes da pesquisa no que concerne às relações de gênero no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.