Atenção, ansiedade e raiva em dependentes químicos
Palavras-chave:
drogas, avaliação neuropsicológica, cognição, emoção, cocaínaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar e comparar a atenção difusa, atenção difusa complexa, atenção concentrada, atenção concentrada complexa, ansiedade e raiva entre três grupos: 1) controle; 2) dependentes de cocaína/crack e 3) dependentes de álcool e cocaína/crack. É uma pesquisa transversal, comparativa do tipo caso-controle, constituída por uma amostra não aleatória. Participaram 49 indivíduos, do sexo masculino com idades entre 18 e 57 anos, avaliados através da Bateria Geral das Funções Mentais 1 e 2; Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço e Inventário de Ansiedade Beck. O tempo médio de abstinência das drogas foi de 33,05 (DP = 19,52) dias. Os resultados mostraram que na atenção não houve diferenças significativas na comparação entre os grupos. Entretanto, houve diferença nos níveis de ansiedade e raiva entre os dependentes químicos e controles. Conclui-se que não houve prejuízo cognitivo na atenção desses indivíduos, mas alterações emocionais na ansiedade e raiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.