A relação entre o contexto familiar e o envolvimento com bullying escolar

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37630

Palavras-chave:

bullying, relações familiares, violência escolar

Resumo

O envolvimento com o bullying escolar pode relacionar-se ao amplo contexto desenvolvimental do indivíduo, incluindo a família. Esta revisão sistemática objetivou identificar a produção científica nacional e internacional entre 2015 e 2019 sobre a relação entre bullying escolar e família. Os artigos foram coletados nas bases de dados LILACS, PubMed, PsycInfo e ERIC, a partir dos descritores “bullying AND família”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram analisados 48 artigos empíricos. Eles foram apresentados quanto à forma de relação entre família e bullying e situados como fatores de proteção ou risco aos escolares. Os resultados foram submetidos à análise temática, embasada na teoria sistêmica bioecológica. Identifi cou-se que o contexto familiar tem sido associado ao envolvimento em situações de bullying escolar, enquanto fator de proteção, mas principalmente de risco para a prática ou vitimização por bullying. Esta revisão auxilia na interpretação desta relação, indicando lacunas e possibilidades para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Beatriz Lima Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, RO, Brasil. Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Mônica Sperb Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre RS, Brasil.

Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pelo Institute Of Psychiatry (IOP), em Londres, Grã-Bretanha; pós-doutoramento em Psicologia pela Universidade de Cincinnati (UC), Estados Unidos. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Lima Costa, B., Sperb Machado, M., Bitencourt Frizzo, G., & Alves Bosa, C. (2023). A relação entre o contexto familiar e o envolvimento com bullying escolar: Uma revisão sistemática. Psico, 54(1), e37630. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37630