Efeitos da violência escolar e do contexto de trabalho na saúde de docentes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37756Palavras-chave:
violência escolar, contexto de trabalho, saúde, professoresResumo
O presente estudo visou compreender como a violência escolar e o contexto de trabalho repercutem sobre a saúde de professores. Participaram dapesquisa 744 docentes de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Vitimização, Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e Escala de Danos Relacionados ao Trabalho. Foram realizadas análises de regres- são logística multinomial. Os resultados indicaram que um percentual alto de participantes considerou os danos psicológicos e sociais como suportáveis. Mais de um terço dos professores avaliaram os danos físicos de forma mais negativa. Gênero e vínculo empregatício se mostraram associados aos danos físicos. As agressões físicas incidiram sobre os danos psicológicos. Assédio verbal e orga- nização do trabalho foram preditores de todos os tipos de danos. Conclui-seque os modelos de estruturação do trabalho, as práticas gerenciais e o assédio verbal desempenham um papel central para a saúde docente.
Downloads
Referências
Araújo, T. M. D., Godinho, T. M., dos Reis, E. J., & de Almeida, M. M. G. (2006). Diferenciais de gênero no trabalho docente e repercussões sobre a saúde [Gen- der differentials and health impacts in the teaching profession]. Ciência & Saúde Coletiva, 11(4), 1117-1129. https://doi.org/10.1590/S1413-81232006000400032 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232006000400032
Borsoi, I. C. F. (2007). Da relação entre trabalho e saúde à relação entre trabalho e saúde mental [From the re- lationship between work and health to the relationship between work and mental health]. Psicologia & So- ciedade, 19(spe), 103-111. https://dx.doi.org/10.1590/ S0102-71822007000400014 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000400014
Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2015). Prevalence and risk factors of common mental disorders among teachers. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 31(3), 201-206. https://doi.org/10.1016/j.rpto.2015.04.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.rpto.2015.04.003
Curran, F. C., Viano, S L. & Fisher, B. W. (2017). Teacher victimization, turnover, and contextual factors promo- ting resilience. Journal of School Violence, 18(1), 21-38. http://dx.doi.org/10.1080/15388220.2017.1368394 DOI: https://doi.org/10.1080/15388220.2017.1368394
de Ceballos, A. G., & Carvalho, F. M. (2019). Violen- ce against teachers and work ability: A cross-sec- tional study in northeast Brazil. Journal of inter- personal violence 36(19-20), 1-20 https://dx.doi.org/101177/0886260519881002. DOI: https://doi.org/10.1177/0886260519881002
Espelage, D., Anderman, E. M., Brown, V. E., Jones, A., Lane, K. L., McMahon, S, D., Reddy, L. A., & Reynolds, C. R. (2013). Understanding and preventing violence directed against teachers. Recommendations for a national research, practice, and policy agenda. Ameri- canPsychologist,68(2),75-87.https://doi.org/10.1037/ a0031307 DOI: https://doi.org/10.1037/a0031307
Fávero, L. P. L., Belfiore, P. P., Silva, F. L. da, & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões [Data analysis: Multivariate modeling for decision making]. Elsevier.
Galand, B., Philippot, P., Buidin, G., & Lecocq, C. (2004). Violences à l’école en Belgique francophone: Diffé- rences entre établissements et évolution temporel- le [Violence at school in French-speaking Belgium: Differences between establishments and temporal evolution]. Revue Française de Pédagogie, 149, 83-96. https://doi.org/10.3406/rfp.2004.3175 DOI: https://doi.org/10.3406/rfp.2004.3175
Galand, B., Philippot, P., Petit, S., Born, M., & Buidin, G. (2005). Regards croisés sur les phénomènes de vio- lence en milieu scolaire: Elèves et équipes éducatives [Crossed perspectives on the phenomena of violence in schools: Pupils and educational teams]. Revue des Sciences de l’Éducation, 30, 465–486. http://dx.doi.org/10.7202/012078ar DOI: https://doi.org/10.7202/012078ar
Galand, B., Lecocq, C., & Philippot, P. (2007). School violence and teacher professional disengagement. British Journal of Educational Psychology, 77, 465-477. https://doi.org/10.1348/000709906X114571 DOI: https://doi.org/10.1348/000709906X114571
Hoffmann, C., Zanini, R. R., Moura, G. L. D., Costa, V. M. F., & Comoretto, E. (2017). Psicodinâmica do trabalho e riscos de adoecimento no magistério superior [Psy- chodynamics of work and risks of illness in higher education]. Estudos Avançados, 31(91), 257-276. https:// doi.org/10.1590/s0103-40142017.3191019 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3191019
Hoffmann, C., Zanini, R. R., Moura, G. L. D., & Machado, B. P. (2019). Prazer e sofrimento no trabalho docente: Brasil e Portugal [Pleasure and suffering in the teaching work: Brazil and Portugal]. Educação e Pesquisa, 45, 1-20. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945187263 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187263
Kapa R. R., Luke J., Moulthrop, D., & Gimbert, B. (2018). Teacher victimization in authoritative school environ- ments. Journal of School Health, 88(4), 272-280. https:// doi.org/10.1111/josh.12607 DOI: https://doi.org/10.1111/josh.12607
Koga, G. K. C., Melanda, F. N., Santos, H. G. dos, Sant’An- na, Fl. L., González, A. D., Mesas, Arthur Eumann, & Andrade, S. Maffei de. (2015). Fatores associados a piores níveis na escala de burnout em professores da educação básica [Factors associated with worse levels in the Burnout scale in basic education teachers]. Cadernos Saúde Coletiva, 23(3), 268-275. https://dx.doi. org/10.1590/1414-462X201500030121 DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462X201500030121
Lima, A. F. T. de, Coêlho, V. M. S., & Ceballos, A. G. C. de (2017). Violência na escola e transtornos mentais co- muns em professores [Violence at school and common mental disorders in teachers]. Revista Portuguesa de EnfermagemdeSaúdeMental,18,31-36.https://dx.doi. org/10.19131/rpesm.0189
Lima, J. C. (2010). A terceirização e os trabalhadores: Revisitando algumas questões [Outsourcing and worke- rs: Revisiting some questions]. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 13(1), 17-26. https://doi.org/10.11606/ issn.1981-0490.v13i1p17-26 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v13i1p17-26
Martins-Monteverde, C. M. S, Padovan. T., Juruena M. F. (2017). Transtornos relacionados a traumas e a estres-
sores [Trauma and stressor-related disorders]. Medicina (Ribeirão Preto, Online.), 50(n. Supl. 1), 37-50. https://doi. org/10.11606/issn.2176-7262.v50isupl1.p37-50
Machado, L. C., & Limongi, J. E. (2019). Prevalência e fa- tores relacionados a transtornos mentais comuns entre professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil [Prevalence and factors associated to common mental disorders among municipal teachers in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil]. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 17(3), 325-334. https://dx.doi. org/10.5327/Z1679443520190424 DOI: https://doi.org/10.5327/Z1679443520190424
Mcmahon, S. D., Martinez À., Espelage, D., Rose, C., Reddy, L. A., Lane, K., Anderman, E. M., Reynolds, C. R., Jones, A., & Brown, V. (2014). Violence directed against teachers: Results from a national survey. Psychology in the Schools, 51(7), 753-766. https://doi.org/10.1002/ pits.21777 DOI: https://doi.org/10.1002/pits.21777
Mendes, A. M.; Ferreira, M. C, & Cruz, R. M. (2007). Inven- tário sobre trabalho e riscos de adoecimento – ITRA: Instrumento auxiliar de diagnóstico de indicadores críticos no trabalho [Inventory on work and risks of illness - IWRI: Auxiliary instrument for the diagnosis of critical indicators at work]. In A. M. Mendes (Org.), Psicodinâmica do Trabalho: Teoria, método e pesquisas [Psychodynamics of Work: Theory, method and rese- arch] (pp. 111-126). Casa do Psicólogo.
Monteiro, J. K., Brun, L. G., Santos, A. S., Tundis, A. G. O., & Cardon, S. B. (2019). Distúrbios psiquiátricos menores e fatores associados em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil [Minor Psychiatric Disorders and Associated Factors in Teachers of Private Education in Rio Grande do Sul/Brazil]. Contextos Clínicos, 12(3), 843-862. https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.07
Moon, B., & McCluskey, J. (2016). School-Based victimization of teachers in Korea: Focusing on in- dividual and school characteristics. Journal of In- terpersonal Violence, 31(7), 1340-1361. https://doi.org/10.1177/0886260514564156 DOI: https://doi.org/10.1177/0886260514564156
Moon, B., Morash, M., Jang, J. O., & Jeong, S. (2015). Violence against teachers in South Korea: Negative consequences and factors leading to emotional dis- tress. Violence and Victims, 30(2), 279-292. http://dx.doi.org/10.1891/0886-6708.VV-D-13-00184 DOI: https://doi.org/10.1891/0886-6708.VV-D-13-00184
Nesello, F., Sant’Anna, F. L., Santos, H. G. dos, Andra- de, S. M. de, Mesas, A. E., & González, A. D. (2014). Características da violência escolar no Brasil: Revisão sistemática de estudos quantitativos [Characteristics of school violence in Brazil: A systematic review of quantitative studies]. Revista Brasileira de Saúde Ma- terno Infantil, 14(2), 119-136. https://doi.org/10.1590/ S1519-38292014000200002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000200002
Neves, M. Y. R., Brito, J. C. D., & Muniz, H. P. (2019). A saúde das professoras, os contornos de gênero e o trabalho no Ensino Fundamental [Women schooltea- chers’ health, gender issues, and work in elementary education]. Cadernos de Saúde Pública, 35, e00189617. https://doi.org/10.1590/0102-311x00189617 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00189617
Pinheiro, F. P. H. A., Belo, R. P., Feijão, A. R. C., & Pereira, A. A. (2020). Characteristics of violence against public school teachers. Revista Subjetividades, 20(Esp), 1-12. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e8827 DOI: https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp1.e8827
Reddy, L. A., Espelage, D. L., Anderman, E. M., Kanrich, J. B., & McMahon, S. D. (2018). Addressing violence against educators through measurement and research. Aggression and Violent Behavior, 42, 9-28. https://doi. org/10.1016/j.avb.2018.06.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2018.06.006
Siqueira, M. J. T., & Ferreira, E. S. (2003). Saúde das pro- fessoras das séries iniciais: O que o gênero tem a ver com isso? [Elementary school teachers’ health: What does gender have to do with It?]. Psicologia: ciência e profissão, 23(3), 76-83. https://doi.org/10.1590/S1414- 98932003000300011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000300011
Tostes, M. V., Albuquerque, G. S. C. de, Silva, M. J. de S e, & Petterle, R. R. (2018). Sofrimento mental de pro- fessores do ensino público [Mental distress of public school teachers]. Saúde em Debate, 42(116), 87-99. https://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811607 DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607
Tundis, A. G. O., & Monteiro, J. K. (2018). Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universi- dade pública [College Education and Teacher Illness: A study at a public university]. Psicologia da Educação, (46),1-10.https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180001 DOI: https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180001
Vianna, C. P. (2002). O sexo e o gênero da docência [Sex and gender in theaching]. Cadernos pagu, (17-18), 81-103. https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003
Vivian, C., Trindade, L. D. L., & Vendruscolo, C. (2020). Prazer e sofrimento docente: estudo na pós-gradua- ção stricto sensu [Pleasure and suffering in teaching: a study in the stricto sensu graduate program]. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 20(3), 1064-1071. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.18949 DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.18949
Wilson, C. M., Douglas, K. S. & Lyon, D. R. (2011). Violence against teachers: Prevalence and consequences. Jour- nal of Interpersonal Violence, 26(12), 2353-2371. https:// doi.org/10.1177/0886260510383027 DOI: https://doi.org/10.1177/0886260510383027
Won, S. D., & Chang, E. J. (2019). The relationship be- tween school violence-related stress and quality of life in school teachers through coping self-efficacy and job satisfaction. School Mental Health, 1-9. https://doi.org/10.1007/s12310-019-09336-y DOI: https://doi.org/10.1007/s12310-019-09336-y
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.