Efeitos da violência escolar e do contexto de trabalho na saúde de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37756

Palavras-chave:

violência escolar, contexto de trabalho, saúde, professores

Resumo

O presente estudo visou compreender como a violência escolar e o contexto de trabalho repercutem sobre a saúde de professores. Participaram dapesquisa 744 docentes de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Vitimização, Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho e Escala de Danos Relacionados ao Trabalho. Foram realizadas análises de regres- são logística multinomial. Os resultados indicaram que um percentual alto de participantes considerou os danos psicológicos e sociais como suportáveis. Mais de um terço dos professores avaliaram os danos físicos de forma mais negativa. Gênero e vínculo empregatício se mostraram associados aos danos físicos. As agressões físicas incidiram sobre os danos psicológicos. Assédio verbal e orga- nização do trabalho foram preditores de todos os tipos de danos. Conclui-seque os modelos de estruturação do trabalho, as práticas gerenciais e o assédio verbal desempenham um papel central para a saúde docente.

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Biografia do Autor

Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; mestre em Psi- cologia pela UFC, em Fortaleza, CE, Brasil. Professor da UFC, em Sobral, CE, Brasil.

Cássio Adriano Braz de Aquino, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Doutor em Psicologia Social pela Universidad Complu- tense de Madrid (UCM), em Madri, Espanha; mestre em Psicologia pela UCM, em Madri, Espanha. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil.

Emanuel Meireles Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil. Professor da UFC, em Fortaleza, CE, Brasil.

Natália Santos Marques, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Univer- sidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, PA, Brasil. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil.

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; mestre em Psicologia pela UFC, em Fortaleza, CE, Brasil. Professora da UFC, em Sobral, CE, Brasil.

Esthela Sá Cunha, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil. Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas na UFC, em Sobral, CE, Brasil.

Hellyne Maria Teles Aguiar, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil.

Ana Raquel Cardoso Feijão, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil.

Haline Maria Parente Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil. Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas na UFC, em Sobral, CE, Brasil.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

Pinheiro, F. P. H. A., Aquino, C. A. B. de, Vieira, E. M., Marques, N. S., Vieira, C. A. L., Cunha, E. S., … Rodrigues, H. M. P. (2023). Efeitos da violência escolar e do contexto de trabalho na saúde de docentes. Psico, 54(1), e37756. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37756