Mães adotivas e genéticas: habilidades, insegurança e apoio percebido
Palavras-chave:
Habilidades Sociais Educativas, Apoio Percebido, AdoçãoResumo
Mães genéticas (50) e adotivas (36) foram comparadas quanto à expressão de habilidades sociais educativas (HSE) e de sentimentos de insegurança. Buscaram-se correlações entre estas e o apoio do pai, da família extensa e de não parentes. Não houve diferença entre mães adotivas e genéticas nas HSE, mas houve diferença no sentimento de insegurança. Considerando as mães em conjunto, houve diferença significativa entre as HSE sendo relatada menor habilidade em “Estabelecer limites” e “Lidar com críticas” e maior habilidade em “Responder a Elogios”. Houve correlação positiva entre algumas HSE e o apoio do pai e da família extensa materna. Concluímos que a condição da adoção não apresenta influência sobre a expressão das HSE maternas, contudo, o apoio recebido parece influenciar positivamente a expressão de algumas delas. A condição de adoção parece ser acompanhada de maior sentimento de insegurança.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.