Mães adotivas e genéticas: habilidades, insegurança e apoio percebido
Palavras-chave:
Habilidades Sociais Educativas, Apoio Percebido, AdoçãoResumo
Mães genéticas (50) e adotivas (36) foram comparadas quanto à expressão de habilidades sociais educativas (HSE) e de sentimentos de insegurança. Buscaram-se correlações entre estas e o apoio do pai, da família extensa e de não parentes. Não houve diferença entre mães adotivas e genéticas nas HSE, mas houve diferença no sentimento de insegurança. Considerando as mães em conjunto, houve diferença significativa entre as HSE sendo relatada menor habilidade em “Estabelecer limites” e “Lidar com críticas” e maior habilidade em “Responder a Elogios”. Houve correlação positiva entre algumas HSE e o apoio do pai e da família extensa materna. Concluímos que a condição da adoção não apresenta influência sobre a expressão das HSE maternas, contudo, o apoio recebido parece influenciar positivamente a expressão de algumas delas. A condição de adoção parece ser acompanhada de maior sentimento de insegurança.Downloads
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Publicado
2009-08-24
Como Citar
Rodrigues, A. B. C. H., Tokumaru, R. S., & Amorim, T. N. de. (2009). Mães adotivas e genéticas: habilidades, insegurança e apoio percebido. Psico, 40(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/3799
Edição
Seção
Artigos