A memória nas eleições: qual é o número do seu candidato?
Palavras-chave:
memória, campanha eleitoral, recuperação, reconhecimentoResumo
Dois experimentos investigaram o efeito da propaganda eleitoral, tipo de pista e tipo de número sobre a recuperação com pista intralista e o reconhecimento de números de candidatos aos cargos políticos nas eleições de 2006 no Brasil. Estudantes universitários responderam aos testes de memória e um questionário de interesses e comportamentos antes e depois da campanha eleitoral. Todos os estímulos utilizados nos testes (fotografias, nomes e números de candidatos e siglas de partidos políticos) foram selecionados do TRE-DF. Os resultados evidenciaram que a propaganda eleitoral aumentou as taxas de recuperação com pista para os números associados aos candidatos à presidência da república e ao senado federal. No reconhecimento para números de candidatos a deputado federal ou distrital obteve-se um efeito do tipo de número. Agrupamentos numéricos mais semânticos foram reconhecidos com maior probabilidade. Os resultados são discutidos em relação à influência da repetição e do chunking sobre a memória. Palavras-chave: memória; campanha eleitoral; recuperação; reconhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.