Normas de associação semântica para 88 palavras do português brasileiro
Palavras-chave:
associação semântica, normas, listas de palavras, força de associação, concretudeResumo
Normas de associação semântica, embora recentes no Brasil, são pesquisadas a mais de um século internacionalmente, constituindo-se ferramentas importantes para tarefas de avaliação da memória e linguagem. Neste estudo 108 universitários responderam a primeira palavra que lhes viesse à mente com significado relacionado a cada umas das 88 palavras-alvo apresentadas. Foi analisada força de associação entre pares e tamanho do conjunto do alvo. A maioria dos pares apresentou forte ou média associação semântica. A média de tamanho total e significativo do conjunto foi, respectivamente, 37,56 e 12,40. Observaram-se correlações negativas entre força de associação e tamanho do conjunto, total e significativo. A concretude dos alvos correlacionou-se positivamente com força de associação e negativamente com tamanho total do conjunto. A freqüência de ocorrência do alvo não mostrou correlação com nenhuma das outras variáveis analisadas. Pode-se inferir que quanto maior o tamanho do conjunto do alvo, menor a força de associação entre os pares. Palavras-chave: associação semântica; normas; listas de palavras; força de associação; concretude.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.