Autoeficácia e procrastinação acadêmica em estudantes do ensino superior
Um estudo correlacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.38943Palavras-chave:
autorregulação, autoeficácia, estudantes universitários, ensino superiorResumo
Os objetivos do estudo são analisar as diferenças da autoeficácia na formação superior (AEFS) e da procrastinação acadêmica em função do sexo, idade e momento do curso e estabelecer relações entre os construtos. Participaram da investigação 1.635 estudantes do ensino superior, 66,5% mulheres, 48,6% ingressantes e 67,5% menores de 22 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autoeficácia na Formação Superior e a Escala de Procrastinação Acadêmica. As mulheres relataram níveis superiores na AEFS e nas dimensões regulação da formação, ações proativas e gestão acadêmica. Os estudantes mais velhos descreveram autoeficácia mais elevada na totalidade da escala e em todas as dimensões e os ingressantes indicaram menor nível de autoeficácia acadêmica. Os homens e os estudantes mais jovens relataram resultados mais elevados na procrastinação. As correlações entre a autoeficácia e a procrastinação são negativas e, na maioria, moderadas. Os achados reforçam a relação conceitual entre os construtos e potenciais implicações para o sucesso acadêmico são discutidas.
Downloads
Referências
Araújo, A. M. (2017). Sucesso no Ensino Superior: Uma revisão e conceptualização. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 4(2), 132-141. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3207
Arias-Chávez, D., Ramos-Quispe, T., Condori, K. O. V., & Postigo-Zumarán, J. E. (2020) Academic Procrastination, Self Esteem, and Self-Efficacy in First Term University Students in the City of Lima. International Journal of Innovation, Creativity and Change, 11(10), 339-357.
Bandura, A. (1997). Self-efficacy: The exercise of control. Freeman.
Batool, S. S., Khursheed, S., & Jahangir, H (2017). Academic Procrastination as a Product of Low Self-Esteem: A Mediational Role of Academic Self-efficacy. Pakistan Journal of Psychological Research, 32(1), 195-211. https://www.pjprnip.edu.pk/index.php/pjpr/article/view/601/518
Borzone-Valdebenito, M. A. (2017). Autoeficácia e vivências acadêmicas em estudos universitários. Acta Colombiana de Psicología, 20(1), 266-274. https://www.dx.doi.org/10.14718/ACP.2017.20.1.13
Casanova, J. R., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1o ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 165-181. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742
Casanova, J. R., Fernandez-Castañon, A. C., Pérez, J. C. N., Gutiérrez, A. B. B., & Almeida, L. S. (2018). Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 41-49. https://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p41
Costa, M. (2007). Procrastinação, auto-regulação e género. [Dissertação de mestrado, UMinho]. Repositório da Universidade de Minho. http://hdl.handle.net/1822/6961
Dancey, C. P., & Reidy, J. (2019). Estatística sem matemática para psicologia (7. ed.). Penso.
Demirören, M., Turan, S., & Öztuna, D. (2016). Medical students’ self-efficacy in problem-based learning and its relationship with self-regulated learning. Medical Education Online, 21(1), 30049. https://doi.org/10.3402/meo.v21.30049
Dominguez-Lara, S. (2018). Procrastinación en Universitarios: Evidencia Preliminar del Efecto de Contextualización en Asignaturas Específicas. Avaliação Psicológica, 17(1), 12-19. https://doi.org/10.15689/ap.2017.1701.02.13028
Dominguez-Lara, S., Prada-Chapoñan, R., Moreta-Herrera, R., & Moreta-Herrera, R. (2019). Diferencias de género en la influencia de la personalidad sobre la procrastinación académica en estudiantes universitarios peruanos. Acta Colombiana de Psicología, 242(2), 137-147. http://www.doi.org/10.14718/ACP.2019.22.2.7
Elias, R. Z. (2008). Anti-Intellectual Attitudes and Academic Self-Efficacy Among Business Students. Journal of Education for Business, 84(2), 110-117. https://doi.org/10.3200/JOEB.84.2.110-117
Fisher, C. R., Thompson, C. D., & Brookes, R. H. (2020). Gender differences in the Australian undergraduate STEM student experience: a systematic review. Higher Education Research and Development, 39(6) 1155-1168. https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1721441
Flett, A. L., Haghbin, M., & Pychyl, T. A. (2016). Procrastination and depression from a cognitive perspective: An exploration of the associations among procrastinatory automatic thoughts, rumination, and mindfulness. Journal of Rational-Emotive & Cognitive-Behavior Therapy, 34(3), 169-186. https://doi.org/10.1007/s10942-016-0235-1
Fritz, C. O., Morris, P. E., & Richler, J. J. (2012). Effect size estimates: Current use, calculations, and interpretation. Journal of Experimental Psychology: General, 141(1), 2-18. https://doi.org/10.1037/a0024338
Ganda, D. & Boruchovitch, E. (2016). As Atribuições de Causalidade e as Estratégias Autoprejudiciais de Alunos do Curso de Pedagogia. Psico-USF, 21(2), 331-340. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210210
Geara, G. B., Hauck Filho, N., & Pereira Teixeira, M. A. (2017). Construção da escala de motivos da procrastinação acadêmica. Psico, 48(2), 140-151. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.2.24635
Gómez C., CA., Ortiz, N., & Perdomo, L. (2016). Procrastinación y factores relacionados en la educación superior. I+D Revista de Investigaciones, 7(1), 32-39. https://www.udi.edu.co/revistainvestigaciones/index.php/ID/article/view/63
Guerreiro-Casanova, D. C., & Polydoro, S. A. J. (2011). Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: ciência e profissão. 31(1), 50‑65. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100006
He, S. C. (2017). A Multivariate Investigation into Academic Procrastination of University Students. Open Journal of Social Science, 5(10), 12-24. https://doi.org/10.4236/jss.2017.510002
Heringer, R. (2018). Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 7-17. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p7
Huang, C. (2013). Gender differences in academic self-efficacy: A meta-analysis. European Journal of Psychology of Education, 28(1), 1-35. https://doi.org/10.1007/s10212-011-0097-y
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2021). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019 [recurso eletrônico]. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Krispenz, A., Gort, C., Schültke, L., & Dickhäuser, O. (2019) How to Reduce Test Anxiety and Academic Procrastination Through Inquiry of Cognitive Appraisals: A Pilot Study Investigating the Role of Academic Self-Efficacy. Frontiers in Psychology, 10(20), 1917. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01917
Kurtovic, A., Vrdoljak, G., & Idzanovic, A. (2019). Predicting Procrastination: The Role of Academic Achievement, Self-efficacy and Perfectionism. International Journal of Educational Psychology, 8(1), 1-26. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.2019.2993
Limone, P., Sinatra, M., Ceglie, F., & Monacis L. (2020). Examining Procrastination among University Students through the Lens of the Self-Regulated Learning Model. Behav. Sci., 10(12), 184. http://dx.doi.org/10.3390/bs10120184.
Lopes, J. M., Castro, J. G. F., Peixoto, J. M., & Moura, E. P. (2020). Autoeficácia de Estudantes de Medicina em Duas Escolas com Metodologias de Ensino Diferentes (Aprendizado Baseado em Problemas versus Tradicional). Revista Brasileira de Educação Médica, 44(2), 1-7. http://dx.doi.org/ 10.1590/1981-5271v44.2-20190187.ing
Lowinger, R. J., Kuo, B. C. H., Song, H., Mahadevan, L., Kim, E., Liao, K. Y., Chang, C. Y., Kwon, K., & Han, S. (2016) Predictors of Academic Procrastination in Asian International College Students, Journal of Student Affairs Research and Practice, 53(1), 90-104. https://dx.doi.org/10.1080/19496591.2016.1110036
Malkoç, A., & Mutlu, A. K. (2018). Academic Self-efficacy and Academic Procrastination: Exploring the Mediating Role of Academic Motivation in Turkish University Students. Universal Journal of Educational Research, 6(10), 2087-2093. https://dx.doi.org/ 10.13189/ujer.2018.061005
Martins, R. M. M., & Santos, A. A. A. (2019). Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e176346. https://.dx.doi.org/10.1590/2175-35392019016346
Polydoro, S. A. J., & Guerreiro-Casanova, D. C. (2010). Escala de auto-eficácia na formação superior: construção e estudo de validação. Avaliação Psicológica, 9(2), 267-278. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v9n2/v9n2a11.pdf
Polydoro, S. A. J., Pelissoni, A. M. S., Carmo, M. C., E., E. R. V., Dantas, M. A., & Rosario, P. (2015). Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, 20, 201-213. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2877
Salgado, F. A. F., Polydoro, S. A. J., & Rosário, P. (2018). Programa de Promoção da Autorregulação da Aprendizagem de Ingressantes da Educação Superior. Psico-USF, 23(4), 667-679. https://doi.org/10.1590/1413-82712018230407
Sampaio, R. K. N. (2011). Procrastinação acadêmica e autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários [Dissertação de mestrado, UNICAMP]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251142
Sampaio, R. K. N., Polydoro, S. A. J., & Rosário, P. S. L. F. (2012). Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, 42, 119-142. http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2151
Santos, A. A. A., Zanon, C., & Ilha, V. D. (2019). Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia, 36, 1-9. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077
Soares, A. M., Pinheiro, M. R., & Canavarro, J. M. P. (2015). Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas. Psychologica. 58(2), 1-22. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_582_6
Steel, P. (2007). The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. Psychological Bulletin, 133(1), 65-94. http://dx.doi.or/10.1037/0033-2909.133.1.65
Steels, P., & Ferrari, F. (2013) Sex, Education and Procrastination: An Epidemiological Study of Procrastinators’ Characteristics from a Global Sample. European Journal of Personality, 27(1), 51-58. http://dx.doi.org/10.1002/per.1851
Teixeira, M. O., & Costa, C. J. (2018). Fontes de autoeficácia em estudantes do ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(2), 143-155. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p143
Tinto, V. (2017). Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, 19(3), 254-269. https://doi.org/10.1177/1521025115621917
Usher, E. L., & Pajares, F (2008). Sources of Self-Efficacy in School: Critical Review of the Literature and Future Directions. Review of Educational Research December, 78(4), 751-796. http://dx.doi.org/10.3102/0034654308321456
Vega, H. B., Contreras, M. O., Chávez, J. F. A., & Delgado, J. C. G. (2012). Autoeficacia percibida en conductas académicas: diferencias entre hombres y mujeres. Revista mexicana de investigación educativa, 17(53), 557-571. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v17n53/v17n53a11.pdf
Wolters, C.A. (2003). Understanding procrastination from a self-regulated learning. Journal of Education Psychology, 95(1), 179-87. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.95.1.179
Zhang, Y., Dong, S., Fang, W., Chai, X., Mei, J., & Fan, X. (2018). Self-efficacy for self-regulation and fear of failure as mediators between self-esteem and academic procrastination among undergraduates in health professions. Advances in Health Sciences Education, 23(4), 817-830. https://doi.org/10.1007/s10459-018-9832-3
Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a Self-Regulated Learner: An Overview. Theory Into Practice, 41(2), 64-70. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102
Zimmerman, B. J. (2013). From Cognitive Modeling to Self-Regulation: A Social Cognitive Career Path. Educational Psychologist, 48(3), 135-147. https://doi.org/10.1080/00461520.2013.794676
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.