Estilos parentais e problemas de comportamento em crianças assistidas em um serviço básico de proteção do Sistema Único de Assistência Social brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39413Palavras-chave:
Estilos parentais, Distúrbios do comportamento, Serviços sociais, Infância, Fatores de riscoResumo
O presente estudo objetivou investigar relações entre estilos parentais e a ocorrência de problemas de comportamento em crianças atendidas por um serviço básico de proteção vinculado ao Sistema Único de Assistência Social em um município do estado do Paraná. Participaram do estudo 37 cuidadores de crianças entre 6 e 11 anos de idade. Foram aplicados o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e o Inventário de Estilos Parentais (IEP). Dados sociodemográficos foram também coletados. Houve diferenças significativas entre gênero para problemas de comportamento, hiperatividade/ falta de atenção, comportamento pró-social e escore total do SDQ; e para monitoria negativa no IEP. Foi identificado ainda fracas correlações positivas e negativas entre subescalas do SDQ e IEP. Estilos parentais e problemas de comportamento estão relacionados, em particular no contexto de condução da pesquisa. Adicionalmente, as condições socioeconômicas podem ser consideradas uma variável importante no surgimento e na manutenção de problemas de comportamento.
Downloads
Referências
Abidin, R. R., Jenkins, C. L., & McGaughey, M. C. (1992). The relationship of early family variables to children’s subsequent behavioral adjustment. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 21(1), 60-69. https://doi.org/10.1207/s15374424jccp2101_9 DOI: https://doi.org/10.1207/s15374424jccp2101_9
Alink, L. R. A., Mesman, J., Van Zeijl, J., Stolk, M. N., Juffer, F., Koot, H. M., Bakermans-Kranenburg, M. J., & Van Ijzendoorn, M. H. (2006). The early childhood aggression curve: Development of physical aggression in 10- To 50-month-old children. Child Development, 77(4), 954-966. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2006.00912.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2006.00912.x
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. In Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.). American Psychiatric Publishing, Inc. https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596.744053 DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
Assis, S. G., Avanci, J. Q., & de Oliveira, R. de V. C. (2009). Socioeconomic inequalities and child mental health. Revista de Saúde Pública, 43(Suppl. 1), 92-100. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000800014 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000800014
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini, & Marturano, E. M. (2007). A qualidade da interação positiva e da consistência parental na sua relação com problemas de comportamentos de pré-escolares. Interamerican Journal of Psychology, 41(3), 349-358. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/70126
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini, Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10(2), 125-142. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452008000200002 DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.182
Bolsoni-Silva, Alesssandra Turini, & Del Prette, A. (2003). Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 5(2), 91-103. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452003000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v5i2.74
Borsa, J. C., Souza, D. S. de, & Bandeira, D. R. (2011). Prevalência dos problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. Psicologia: Teoria e Prática, 13(2), 15-29. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
Bouchard, G., & Sonier, N. A. (2021). Relationship between sibling bullying, family functioning, and problem solving: A structural equation modeling. Current Psychology, 42, 11565-11574. https://doi.org/10.1007/s12144-021-02475-z DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-021-02475-z
Burt, J., Clarke, B., & LaBrot, Z. (2018). Screening and Assessment of Disruptive Impulse Control and Conduct. In M. E. Maruish (Ed.), Handbook of Pediatric Psychological Screening and Assessment in Primary Care. Routledge.
Cury, C. R., & Hércules Golfeto, J. (2003). Strengths and difficulties questionnaire (SDQ): A study of school children in Ribeirão Preto. Revista Brasileira de Psiquiatria, 25(3), 139-145. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462003000300005
Dias, C., Oliveira-Monteiro, C. D. N. R., & Aznar-Farias, M. (2014). Comportamentos antissociais e delitivos em adolescentes. Aletheia, 45, 101-113.
Evans, G. W., Li, D., & Whipple, S. S. (2013). Cumulative risk and child development. Psychological Bulletin, 139(6), 1342-1396. https://doi.org/10.1037/a0031808 DOI: https://doi.org/10.1037/a0031808
Fitzsimons, E., Goodman, A., Kelly, E., & Smith, J. P. (2017). Poverty dynamics and parental mental health: Determinants of childhood mental health in the UK. Social Science & Medicine, 175, 43-51. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2016.12.040 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2016.12.040
Fleidich, B., & Goodman, R. (2001). Social factors associated with child mental health problems in Brazil: Cross sectional survey. British Medical Journal, 323(7313), 599-600. https://doi.org/10.1136/bmj.323.7313.599 DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.323.7313.599
Fleitlich, B., Cortazar, P. G., & Goodman, R. (2000). Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ). Revista Infanto, 8, 44-50.
Gallo, A. E., Cavalcanti, L., & Williams, A. (2005). Adolescentes em conflito com a lei: Uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Revista Psicologia - Teoria e Prática, 7(1), 81-95.
Gomide, P. I. C. (2006). Inventário de Estilos Parentais (IEP): Modelo Teórico - Manual de aplicação, apuração e interpretação. Vozes.
Gomide, P. I. C., Salvo, C. G. de, Pinheiro, D. P. N., & Sabbag, G. M. (2005). Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, 10(2), 169-178. https://doi.org/10.1590/S1413-82712005000200008 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712005000200008
Goodman, R. (2001). Psychometric properties of the strengths and difficulties questionnaire. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 40(11), 1337-1345. https://doi.org/10.1097/00004583-200111000-00015 DOI: https://doi.org/10.1097/00004583-200111000-00015
Hinkle, D. E., Wiersma, W., & Jurs, S. G. (2003). Applied Statistics for the Behavioral Science (5th Ed.). Mifflin Houghton.
Hutchison, E. D. (2018). Dimensions of human behavior: The changing life course. SAGE Publications. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-33228-4_13
Hyde, J. S. (2014). Gender Similarities and Differences. Annual Review of Psychology, 65(1), 373-398. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115057 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115057
IBM Corp. (2015). IBM SPSS Statistics, Version 23. IBM Corp.
Juffer, F., Bakermans-Kranenburg, M. J., & van IJzendoorn, M. H. (2008). Promoting positive parenting: An attachment-based intervention. Taylor & Francis Group; Lawrence Erlbaum Associates.
Kroneman, L. M., Loeber, R., Hipwell, A. E., & Koot, H. M. (2009). Girls’ disruptive behavior and its relationship to family functioning. Journal of Child and Family Studies, 18(3), 259-273. https://doi.org/10.1007/s10826-008-9226-x DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-008-9226-x
Leman, P. J., & Björnberg, M. (2010). Conversation, Development, and Gender: a Study of Changes in Children’s Concepts of Punishment. Child Development, 81(3), 958-971. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01445.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01445.x
Leme, V. B. R., Bolsoni-Silva, A. T., & Carrara, K. (2009). Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: Alcance e limites. Paidéia (Ribeirão Preto), 19(43), 239-247. https://doi.org/10.1590/s0103-863x2009000200012 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200012
Lorence, B., Hidalgo, V., Pérez-Padilla, J., & Menéndez, S. (2019). The role of parenting styles on behavior problem profiles of adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(15), 2767. https://doi.org/10.3390/ijerph16152767 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16152767
Kaiser, T., Li, J., Pollmann-Schult, M., & Song, A. Y. (2017). Poverty and Child Behavioral Problems: The Mediating Role of Parenting and Parental Well-Being. International Journal of Environmental Research and Public Health, 14(9), 981. https://doi.org/10.3390/ijerph14090981 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph14090981
Matos, M. A. (1983). A medida do ambiente do desenvolvimento infantil. Psicologia, 9(1), 5-18.
Matsukura, T. S., Fernandes, A. D. S. A., & Cid, M. F. B. (2012). Fatores de risco e proteção à saúde mental infantil: O contexto familiar. Revista de Terapia Ocupacional Da Universidade de São Paulo, 23(2), 122-129. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p122-129 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p122-129
Mazza, J. R. S., Lambert, J., Zunzunegui, M. V., Tremblay, R. E., Boivin, M., & Côté, S. M. (2017). Early adolescence behavior problems and timing of poverty during childhood: A comparison of lifecourse models. Social Science & Medicine, 177, 35-42. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2017.01.039 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2017.01.039
Mejia, A., Calam, R., & Sanders, M. R. (2012). A review of parenting programs in developing countries: Opportunities and challenges for preventing emotional and behavioral difficulties in children. Clinical Child and Family Psychology Review, 15(2), 163-175. https://doi.org/10.1007/s10567-012-0116-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10567-012-0116-9
Mesman, J., Stoel, R., Bakermans-Kranenburg, M. J., Van IJzendoorn, M. H., Juffer, F., Koot, H. M., & Alink, L. R. A. (2009). Predicting growth curves of early childhood externalizing problems: Differential susceptibility of children with difficult temperament. Journal of Abnormal Child Psychology, 37(5), 625-636. https://doi.org/10.1007/s10802-009-9298-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s10802-009-9298-0
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2009). Política Nacional de Assistência Social (2. ed.). Secretaria Nacional de Assistência Social. http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf
Oliveira, E. A. de. (1998). Modelos de risco na psicologia do desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 14(1), 19-26.
Patterson, G. R., Reid, J. B., & Dishion, T. J. (1998). Antisocial boys. In J. M. Jenkins, K. Oatley, & N. L. Stein (Eds.), Human emotions: A reader (pp. 330-336). Blackwell Publishing.
Paula, C. S., Barros, M. G. S. M., Vedovato, M. S., D’Antino, M. E. F., & Mercadante, M. T. (2006). Problemas de saúde mental em adolescentes: Como identificá-los? Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(3), 254-255. https://doi.org/10.1590/s1516-44462006000300021 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000300021
Rios, K. de S. A., & Williams, L. C. de A. (2008). Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: Uma revisão. Psicologia Em Estudo, 13(4), 799-806. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000400018
Rovaris, J. A., & Bolsoni-Silva, A. T. (2021). Comparação de comportamentos maternos e infantis diferenciados pelo sexo, escolaridade e problemas de comportamento. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 14(1), 1-29. http://dx.doi.org/10.36298/gerais202114e15816 DOI: https://doi.org/10.36298/gerais202114e15816
Sabbag, G. M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2015). Interações entre mães e adolescentes e os problemas de comportamento. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro), 67(1), 68-83.
Saur, A. M., & Loureiro, S. R. (2012). Qualidades psicométricas do Questionário de Capacidades e Dificuldades: revisão da literatura. Estudos de Psicologia (Campinas), 29, 619-629. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400016 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400016
Sidman, M. (2009). Coerção e suas implicações (M. A Andery, & T. M. Sério, Trads.). Livro Pleno. (Trabalho original publicado em 1989).
Silva, N. C. B., Nunes, C. C., Betti, M. C. M., & Rios, K. de S. A. (2008). Variáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantil. Temas Em Psicologia, 16(2), 215-229.
Tommerãs, T., & Kjobli, J. (2017). Family Resources and Effects on Child Behavior Problem Interventions: A Cumulative Risk Approach. Journal of Child and Family Studies, 26(10), 2936-2947. https://doi. org/10.1007/s10826-017-0777-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-017-0777-6
Vitolo, Y. L. C., Fleitlich-Bilyk, B., Goodman, R., & Bordin, I. A. S. (2005). Crenças e atitudes educativas dos pais e problemas de saúde mental em escolares. Revista de Saúde Pública, 39(5), 716-724. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000500004
Webster-Stratton, C., Reid, M. J., & Hammond, M. (2001). Preventing Conduct Problems, Promoting Social Competence: A Parent and Teacher Training Partnership in Head Start. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 30(3), 283-302. https://doi.org/10.1207/S15374424JCCP3003_2 DOI: https://doi.org/10.1207/S15374424JCCP3003_2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.