Parentalidade e temperamento infantil

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39900

Palavras-chave:

parentalidade, temperamento infantil, revisão sistemática, desenvolvimento infantil

Resumo

Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura brasileira e internacional publicada entre 2015 e 2020 sobre bibliométricos, operacionalização teórica e metodológica e direcionalidade de efeitos das relações entre a parentalidade e o temperamento infantil em estudos sobre crianças de quatro a sete anos. A busca nas bases de dados BVS-Psi, Portal Regional da BVS, MEDLINE, Academic Search Premier, SocINDEX, SCOPUS, ScienceDirect, PsycInfo e PsycArticles, a partir das palavras-chave “parenting”, “child temperament” e “infant temperament” resultou em 24 estudos selecionados para análise. Predominaram pesquisas norte-americanas, com delineamento quantitativo, uso de questionários e mães respondentes. O referencial teórico-metodológico utilizado para avaliar a parentalidade mostrou-se diversifi cado, enquanto o Modelo Psicobiológico destacou-se na avaliação do temperamento. Constatou-se que temperamento e parentalidade possuem associação direta e indireta e os efeitos dessa relação reverberam no desenvolvimento infantil. Destaca-se a importância de programas de intervenção para a promoção da parentalidade positiva e o desenvolvimento de habilidades regulatórias infantis.

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Biografia do Autor

Stefany Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Residente em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública (ESP), em Florianópolis, SC, Brasil.

Carolina Duarte de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil

Beatriz Pires Coltro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Larissa Paraventi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Professora do curso de graduação em Psicologia e do programa de mestrado profissional em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em SC, Brasil.

Alice de Carvalho Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

Mauro Luis Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; com pós-doutorado em Psicologia pela Dalhousie University, Halifax, Canadá; pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Psicologia Experimental pela USP. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Lunkes, S., Duarte de Souza, C., Pires Coltro, B., Paraventi, L., de Carvalho Ferreira, A., & Luis Vieira, M. (2023). Parentalidade e temperamento infantil: uma revisão sistemática. Psico, 54(1), e39900. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39900