Transição para a vida adulta: autonomia e dependência na família
Palavras-chave:
adultos-jovens, ciclo de vida familiar, relações intergeracionais.Resumo
Neste trabalho, analisa-se a permanência de adultos-jovens na residência dos seus pais, na contemporaneidade, problematizando os tradicionais parâmetros definidores da entrada na vida adulta, de acordo com a concepção de ciclo de vida familiar. A entrada na vida adulta envolve negociações entre dependência e autonomia, dentro de um contexto sociocultural mais amplo. Discute-se o prolongamento da convivência intergeracional a partir da influência do individualismo na constituição da vida social contemporânea. Considera-se este fenômeno paradigmático, na medida em que esconde e revela os seguintes paradoxos contemporâneos: a conciliação de práticas individualizantes e hierarquizantes na família; e a formação de elos sociais numa sociedade marcada pela cultura individualista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.