Contrato emocional e código de ética: pilares da reconstrução conjugal
Palavras-chave:
acordos conjugais, ética, prescrições culturais de gêneroResumo
A psicoterapia de casal deve enfocar primordialmente os eixos centrais de cada relação conjugal: o contrato emocional e os acordos éticos estabelecidos no início do casamento. As primeiras iniciativas terapêuticas visam ao desbloqueio dos canais de comunicação, à definição de condutas inaceitáveis e à elaboraçãoda perda da ilusão do casamento perfeito. Procedimentos de aprofundamento do processo terapêutico ajudam então o casal a identificar a interferência de vínculos passados nas interações presentes, possibilitando a redistribuição de poder, a revisão da divisão de responsabilidades e o aprendizado da reparação e da negociação. A proposta terapêutica de casal aqui apresentada vai além da resolução da queixa trazida pelo casal. A atualização do contrato conjugal e a revisão de seu código de ética produzem mudanças nas estruturas da própria relação, nos efeitos das prescrições culturais e na reverberação do passado dos cônjuges sobre a relação atual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.