Psicologia e políticas de segurança pública: o analisador ‘Caveirão’
Palavras-chave:
criminologia, políticas de segurança pública, relações de saber-poder, transdisciplinaridade.Resumo
Considerando a existência do veículo blindado ‘Caveirão’ um analisador das atuais políticas de segurança pública, este artigo defende, inicialmente, que a utilização de tal dispositivo relaciona-se ao que se denomina positivismo criminológico. O Caveirão evidencia uma política repressiva, baseada em estratégias de confrontação e intimidação e práticas policiais fundamentadas na ‘lógica do inimigo interno’ e na criminalização da pobreza. O artigo ainda discute as relações de poder que definem o conceito de fundada suspeita e a emergência das classes ditas perigosas de uma sociedade. A partir daí, sustenta-se a idéia de que a superação do positivismo criminológico requer a problematização das práticas policiais – que não se restringem às práticas da polícia – que legitimam e fazem o Caveirão funcionar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.