Problemas de comportamento, habilidades sociais, abuso de substâncias e práticas educativas em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40247

Palavras-chave:

Adolescentes, Problemas de comportamento, Habilidades sociais, Uso de substâncias, Práticas educativas

Resumo

A literatura aponta relações entre comportamentos de adolescentes e práticas educativas, mas poucos estudos discriminam o tipo de problema, bem como examinam múltiplas variáveis simultaneamente O objetivo da presente pesquisa foi comparar as habilidades sociais, as práticas educativas e o uso de substâncias de adolescentes com problemas exclusivamente internalizantes ou externalizantes e com comorbidades (internalizante e externalizante) com um grupo de adolescentes sem problemas, em amostras separadas pelo sexo. Os adolescentes foram alocados nos grupos clínico e não clínico a partir do YSR, as variáveis sociais foram investigadas pelo IHSA, o uso abusivo de drogas pelo DUSI, e as práticas educativas pelo IEP. Para comparar os grupos, utilizou-se o Teste Mann Whitney e o qui-quadrado. As variáveis estaticamente significativas foram: habilidades sociais e práticas educativas (para meninos e meninas dos grupos externalizante e comorbidade), uso de drogas (meninas e externalizante); somente práticas educativas (para meninos e meninas do grupo internalizante). 

 

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Biografia do Autor

Alessandra Turini Bolsoni Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP, Brasil.

Livre Docente em Psicologia Clínica (Universidade Estadual Paulista – UNESP), pós-doutora em Saúde Mental (Universidade de São Paulo – USP), doutora em Psicologia (USP) e mestra em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), psicóloga (UFSCar). Professora assistente junto ao Departamento de Psicologia (UNESP).

Josiane Rosa Campos, Instituto de Análise do Comportamento, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Universidade Estadual Paulista – UNESP-Bauru), doutora e mestra (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), psicóloga (UNESP-Bauru). Atua como psicóloga clínica na Psicoterapia Comportamental & Tratamento de Trauma (PSICOTTRAUMA), Ribeirão Preto/SP.

Guilherme Salioni Posso , Psicólogo particular.

Psicólogo graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru).

Julia Cintra Faria, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Batatais, SP, Brasil.

Pós-graduada em Promoção de Saúde na Comunidade no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru).

Juliana Kikuchi Guazzelli , Psicóloga clínica.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pós-graduada em Clínica Analítico Comportamental pelo Centro Paradigma e com formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (HC-FMUSP e Centro Paradigma).

Raphael dos Santos Teixeira , Universidade Católica Paulista, São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru), mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP-Bauru). Sexólogo Especialista pelo Instituto Paulista de Sexualidade (InPasex).

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Bolsoni Silva, A. T., Rosa Campos, J., Salioni Posso , G., Cintra Faria, J., Kikuchi Guazzelli , J., & Teixeira , R. dos S. (2023). Problemas de comportamento, habilidades sociais, abuso de substâncias e práticas educativas em adolescentes. Psico, 54(2), e40247. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40247