Precisão preditiva das novas formas de sexismo a partir das orientações valorativas em brasileiros
Palavras-chave:
Preconceito, Valores Humanos, Sexismo Ambivalente.Resumo
Os valores humanos têm revelado seguras explicações quanto a manifestação e manutenção dos fenômenos psicossociais, principalmente, a respeito do preconceito feminino. Tal fato se deve por que o construto dos valores é capaz de orientar escolhas, atitudes, avaliação comportamental e situações sociais nas relações interpessoais. Com isso, é bem possível que exista uma base normativa que guie as atitudes e comportamentos preconceituosos frente às mulheres. Amostras com sujeitos entre 18 a 56 anos de idade e ambos os sexos, da cidade de João Pessoa (Brasil) compuseram o estudo. Responderam o inventário de sexismo ambivalente, valores humanos e dados sociodemográficos. Os resultados se revelaram bem semelhante aos encontrados em estudos anteriores, bem como, na sequência das amostras: tendo o critério de orientação valorativa pessoal explicando o sexismo hostil e benévolo, e o social, apenas com o benévolo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.