“Do rato não!” materialidades e socialidades na compra de cigarros
Palavras-chave:
Pessoalidades, cotidiano, tabaco, materialidades relacionais.Resumo
A partir da segunda metade do século passado o uso de tabaco foi associado a problemas de saúde diversos, tornando-se foco de campanhas e regulamentações voltadas à cessação do fumo. No Brasil, desde 1986 os atos legislativos sucederam-se rapidamente visando o fornecimento de informações sobre os malefícios do fumo e o controle do fornecimento e uso do tabaco. Diante desses controles, a observação do uso de tabaco em espaços públicos, objetivo desta pesquisa, volta-se à compreensão das múltiplas expressões de pessoalidades e socialidades na sociedade contemporânea. A pesquisa explorou esta dimensão a partir da observação de pontos de venda de cigarros nas adjacências do campus de uma universidade paulista. Além da caracterização dessas práticas, os resultados permitiram entender a confluência de diferentes lógicas nesse acontecimento corriqueiro (a compra de cigarros) contribuindo para desenvolver modos de pesquisar que leve em consideração a complexidade nas práticas cotidianas.Downloads
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Publicado
2009-04-16
Como Citar
Spink, M. J. P. (2009). “Do rato não!” materialidades e socialidades na compra de cigarros. Psico, 40(1). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/4089
Edição
Seção
Artigos