LaPICC contra COVID-19

Relato de uma experiência de terapia cognitivo-comportamental em grupo online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41554

Palavras-chave:

Terapia cognitivo-comportamental, Psicoterapia de grupo, Internet, Ansiedade, Stress

Resumo

A saúde mental da população foi impactada pela pandemia da COVID-19. O artigo relata a experiência do projeto “LaPICC contra COVID-19” que ofertou grupos psicoeducativos durante a pandemia para oportunizar a aprendizagem de estratégias de manejo de ansiedade e estresse diante da grave crise sanitária. Foi proposta uma intervenção online de Terapia cognitivo-comportamental em grupo, com foco no manejo de ansiedade e estresse, composta de 2 sessões que ocorriam na mesma semana. A intervenção foi realizada por videoconferência, sendo que 34 participantes finalizaram a mesma. O conjunto de dados obtidos sugere a diminuição dos níveis de ansiedade, a aquisição de habilidades de manejo de emoções desagradáveis de sentir e o aumento de comportamentos de autocuidado. O artigo discute os desafios em intervenções de terapia cognitivo-comportamental em grupo online e a responsabilidade social dos profissionais de psicologia no contexto da pandemia.

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Biografia do Autor

Carmem Beatriz Neufeld, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Livre-docente em Terapia Cognitivo-comportamental pela Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Isabela Pizzarro Rebessi, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Priscila Cristina Barbosa Fidelis, Faculdade Doutor Francisco Maeda (Fafram), Ituverava, SP, Brasil.

Mestra em Psicologia pela Universidade de São Paulo, (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; professora da Faculdade Doutor Francisco Maeda (Fafram), em Ituverava, Ituverava, SP, Brasil.

Bruna Filliettaz Rios, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Isabela Lamante Scotton De Albuquerque, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Nayanne Beckmann Bosaipo, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; psicóloga do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Ana Irene Fonseca Mendes, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de São Paulo (USP-RP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Karen Priscila Del Rio Szupszynski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pós-doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, em São Paulo, SP, Brasil; professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, MS, Brasil; professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Neufeld, C. B. ., Rebessi, I. P. ., Fidelis, P. C. B. ., Rios, B. F. ., Albuquerque, I. L. S. D. ., Bosaipo, N. B. ., … Szupszynski, K. . P. D. R. . (2021). LaPICC contra COVID-19: Relato de uma experiência de terapia cognitivo-comportamental em grupo online. Psico, 52(3), e41554. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41554