LaPICC contra COVID-19
Relato de uma experiência de terapia cognitivo-comportamental em grupo online
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41554Palavras-chave:
Terapia cognitivo-comportamental, Psicoterapia de grupo, Internet, Ansiedade, StressResumo
A saúde mental da população foi impactada pela pandemia da COVID-19. O artigo relata a experiência do projeto “LaPICC contra COVID-19” que ofertou grupos psicoeducativos durante a pandemia para oportunizar a aprendizagem de estratégias de manejo de ansiedade e estresse diante da grave crise sanitária. Foi proposta uma intervenção online de Terapia cognitivo-comportamental em grupo, com foco no manejo de ansiedade e estresse, composta de 2 sessões que ocorriam na mesma semana. A intervenção foi realizada por videoconferência, sendo que 34 participantes finalizaram a mesma. O conjunto de dados obtidos sugere a diminuição dos níveis de ansiedade, a aquisição de habilidades de manejo de emoções desagradáveis de sentir e o aumento de comportamentos de autocuidado. O artigo discute os desafios em intervenções de terapia cognitivo-comportamental em grupo online e a responsabilidade social dos profissionais de psicologia no contexto da pandemia.
Downloads
Referências
Almeida, N. O., Rebessi, I. P., Szupzynski, K. P. R., & Neufeld, C. B. (2021, no prelo). Uma intervenção de Terapia Focada na Compaixão em Grupos Online no contexto da pandemia por COVID-19. Psico.
Andersson, G. (2021, Fevereiro). Internet interventions: state of the art. Conferência realizada no II Simpósio Internacional da ALAPCCO - TCC Online.
Andersson, G., Carlbring, P., & Hadjistavropoulos, H. D. (2017). Internet-based cognitive behavior therapy. In S. G. Hofmann & G. J. G. Asmundson (Eds.), The science of cognitive behavioral therapy (pp. 531-549). Cambridge, MA: Elsevier Academic Press. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-12-803457-6.00021-0
Barletta, J. (2017). Grupo de apoio como estratégia da terapia cognitivo-comportamental para prevenir e promover saúde: possibilidades e desafio. In C. B. Neufeld & B. P. Rangé (Orgs.), Terapia cognitivo comportamental em grupos: das evidências à prática (pp. 350-363). Artmed.
Beck, J. (2013). Terapia Cognitiva: Teoria e Prática (2. ed.). Artmed.
Bezerra, C. B., Saintrain, M. V. L., Braga, D. R. A., Santos, F. S., Lima, A. O. P., Brito, E. H. S., & Pontes, C. B. (2020). Impacto psicossocial do isolamento durante pandemia de covid-19 na população brasileira: análise transversal preliminar. Saúde e Sociedade, 29(4), Article e200412. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902020200412
Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(10227), 912-920. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
Carlbring, P., Andersson, G., Cuijpers, P., Riper, H., & Hedman-Lagerlöf, E. (2018). Internet-based vs. face-to-face cognitive behavior therapy for psychiatric and somatic disorders: an updated systematic review and meta-analysis. Cognitive Behaviour Therapy, 47(1), 1-18. http://dx.doi.org/10.1080/16506073.2017.1401115
Cénat, J. M., Blais-Rochette C., Kokou-Kpolou C. K., Noorishad P. G., Mukunzi J. N., McIntee S. E., Labelle, P. R. (2021). Prevalence of symptoms of depression, anxiety, insomnia, posttraumatic stress disorder, and psychological distress among populations affected by the COVID-19 pandemic: a systematic review and meta-analysis. Psychiatry Research, 295, Article 113599. http://dx.doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113599.
Costa, G. M. N., Szupszynski, K. P. R., & Neufeld, C. B. (2020). Rede AcessoPsi: serviço de atendimento psicológico voluntário on-line diante da pandemia do novo coronavírus COVID-19. In Anais do I Congresso Online e VI Jornada Internacional de Terapias Cognitivas e Comportamentais do LaPICC-USP (p. 220). Ribeirão Preto, SP. https://www.jotcc.com.br/assets/site/files/Vers%C3%A3o-Final-Anais-do-I-ConTCC-e-VI-JoTCC-01-a-05-de-Setembro-de-2020.pdf
Cremers, G., Taylor, E., Hodge, L., & Quigley, A. (2019). Effectiveness and acceptability of low-intensity psychological interventions on the well-being of older adults: a systematic review. Clinical Gerontologist. http://dx.doi.org/10.1080/07317115.2019.1662867
Fernandez, E., Salem, D., Swift, J. K., & Ramtahal, N. (2015). Meta-analysis of dropout from cognitive behavioral therapy: magnitude, timing and moderators. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 83(6), 1108-1122.
Gilbert, P. (2019). Terapia focada na compaixão. Hogrefe.
Grist, R., & Cavanagh, K. (2013). Computerised cognitive behavioural therapy for common mental health disorders, what works, for whom under what circumstances? A systematic review and meta-analysis. Journal of Contemporary Psychotherapy, 43, 43-51. http://dx.doi.org/10.1007/s10879-013-9243-y
Grossi, M. G. R., Minoda, D. D. S. M., & Fonseca, R. G. P. (2020). Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, 23(3):150-170. http://dx.doi.org/10.4025/tpe.v23i3.53672
Hofmann, S. G., Asnaani, A., Vonk, I. J. J., Sawyer, A. T., & Fang, A. (2012). The Efficacy of Cognitive Behavioral Therapy: A Review of Meta-analyses. Cognitive Therapy and Research, 36, 427-440. http://dx.doi.org/10.1007/s10608-012-9476-1
Karasek, R. A. (1979). Job demands, job decision latitude, and mental strain: implications for job redesign. Administrative Science Quarterly, 24(2), 285-308.
Leahy, R. L. (2018). Técnicas de Terapia Cognitiva: manual do terapeura (2. ed.). Artmed.
Melo, M. T., Dias S. R., & Volpato A. N. (2020). Impacto dos fatores relacionados à pandemia de Covid-19 na qualidade de vida dos professores atuantes em SC. Contexto Digital.
Melville, K. M., Casey, L. M., & Kavanagh, D. J. (2010). Dropout from Internet-based treatment for psychological disorders. British Journal of Clinical Psychology, 49(4), 455-471. http://dx.doi.org/10.1348/014466509X472138
Neufeld, C. B., Maltoni, J., Ivatiuk, A. L., & Rangé, B. P. (2017). Aspectos técnicos e o processo em TCCG. In C. B. Neufeld & B. P. Rangé (Orgs.), Terapia cognitivo comportamental em grupos: das evidências à prática (pp. 33-54). Artmed.
Organização Mundial da Saúde (2020). Conselhos sobre doença coronavírus (COVID-19) para o público. https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
Ornell, F., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. H. P. (2020) “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(3), 232-235. http://dx.doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008
Rangé, B. P., & Borba, A. G. (2008). Vencendo o pânico: terapia integrativa para quem sofre e para quem trata o transtorno de pânico e agorafobia. Cognitiva.
Rangé, B. P., Pavan-Cândido, C. C., & Neufeld, C. B. (2017). Breve Histórico das Terapias em Grupo e da TCCG. In C. B. Neufeld & B. P. Rangé (Orgs.), Terapia cognitivo comportamental em grupos: das evidências à prática (pp. 17-32). Artmed.
Shafran, R., Myles-Hooton. P., Bennett, S., & Öst, L. G. (2021). The concept and definition of low intensity cognitive behaviour therapy. Behaviour Research and Therapy, 138, Article 103803. http://dx.doi.org/10.1016/j.brat.2021.103803
Schimidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, Article e200063. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063
Taylor, S. (2019). Psychology of Pandemics: Preparing for the Next Global Outbreak of Infectious Disease. Cambridge Scholars Publishing.
Teixeira, C. F. S., Soares, C. M., Souza, E. A., Lisboa, E. S., Pinto, I. C. M., Andrade, L. R., & Espiridião, M. A. (2020). A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3465-3474. http://dx.doi.org/10.1590/141381232020259.19562020
Vignola, R. C., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorders, 155, 104-109. http://dx.doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031.
Williams, M., & Penman, D. (2015). Atenção plena: mindfulness – como encontrar a paz em um mundo frenético. Sextante.
Worldometer. (2020). Countries where COVID-19 has spread. https://www.worldometers.info/coronavirus/countries-where-coronavirus-has-spread
Yalom, I. D., & Leszcz, M. (2008). The theory and practice of group psychotherapy (5. ed.). Basic Books.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.