Evasão no ensino superior
análise sistemática da literatura entre 2010 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41563Palavras-chave:
Evasão, Instituições de Ensino Superior, Revisão de literaturaResumo
A evasão universitária é um fenômeno complexo, que se caracteriza pela decisão ativa do estudante em abandonar o curso. Este estudo teve como objetivo revisar a literatura científica (método PRISMA) acerca da evasão universitária dos últimos dez anos (2010 e 2019) no Portal dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos 18 artigos analisados, as maiores frequências foram de estudos transversais, publicados entre 2016 e 2019, em periódicos das áreas de Psicologia e da Educação. Maiores frequências de investigações com discentes nos cursos da área “Negócios, administração e direito” e de instituições públicas. Os construtos associados à evasão foram vivências acadêmicas, adaptabilidade de carreira, satisfação com a instituição e autoeficácia na formação superior. Questionários sem estudos psicométricos anteriores foram os instrumentos mais utilizados para mensurar motivos para evasão. Outras discussões e recomendações são apresentadas no decorrer do artigo.
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