Características Escolares, Estresse Escolar e Saúde Mental em Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41719Palavras-chave:
Depressão, Qualidade de vida, Estresse escolar, Adolescentes, EscolaResumo
Embora haja relação entre ambiente escolar e saúde mental de estudantes, a mesma não é nítida. Desta forma, tivemos por objetivos 1) descrever associações entre variáveis escolares (estrutura física, convivência, atividades curriculares, ensino/rotina) e medidas de estresse escolar, depressão, qualidade de vida e suporte familiar, 2) testar diferenças entre grupos para tais variáveis e 3) descrever relações de predição entre tais medidas. Avaliamos 196 estudantes de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas; estas diferiram em infraestrutura e em ensino/rotina. Tipo de escola e estresse escolar se associaram significativamente. As medidas de saúde mental tiveram correlações significativas e baixas com as variáveis escolares, e moderadas entre si. O grupo de orientação LGBTI+ apresentou menor qualidade de vida e maior nível de depressão que os grupos heterossexuais. Nas análises de regressão, o estresse escolar foi predito por depressão e suporte familiar, enquanto este último previu depressão e qualidade de vida.
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