Características Escolares, Estresse Escolar e Saúde Mental em Adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41719

Palavras-chave:

Depressão, Qualidade de vida, Estresse escolar, Adolescentes, Escola

Resumo

Embora haja relação entre ambiente escolar e saúde mental de estudantes, a mesma não é nítida. Desta forma, tivemos por objetivos 1) descrever associações entre variáveis escolares (estrutura física, convivência, atividades curriculares, ensino/rotina) e medidas de estresse escolar, depressão, qualidade de vida e suporte familiar, 2) testar diferenças entre grupos para tais variáveis e 3) descrever relações de predição entre tais medidas. Avaliamos 196 estudantes de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas; estas diferiram em infraestrutura e em ensino/rotina. Tipo de escola e estresse escolar se associaram significativamente. As medidas de saúde mental tiveram correlações significativas e baixas com as variáveis escolares, e moderadas entre si. O grupo de orientação LGBTI+ apresentou menor qualidade de vida e maior nível de depressão que os grupos heterossexuais. Nas análises de regressão, o estresse escolar foi predito por depressão e suporte familiar, enquanto este último previu depressão e qualidade de vida.

 

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Biografia do Autor

Lucas Regeta de Paulo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Alessandro Antonio Scaduto, Federal University of Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brazil

Doutor em Psicologia; Professor Adjunto do Departamento de Psicologia – Universidade Federal do Paraná (DEPSI-UFPR), Curitiba/PR; Membro do Laboratório de Neuropsicologia (LABNEURO) - DEPSI-UFPR.

Makilim Nunes Baptista, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica; Professor Titular do Universidade São Francisco (USF), Campinas/SP.

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Publicado

2025-09-26

Como Citar

Paulo, L. R. de, Scaduto, A. A., & Baptista, M. N. (2025). Características Escolares, Estresse Escolar e Saúde Mental em Adolescentes. Psico, 56(1), e41719. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41719