Competências socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42143

Palavras-chave:

competências socioemocionais, desempenho, relação professor-aluno, criatividade, ensino fundamental

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar o poder preditivo das competências socioemocionais (CSE) nas seguintes facetas do desempenho contextual de professores do ensino fundamental: o clima para criatividade em sala de aula e a relação professor-aluno. Participaram deste estudo 90 professores da rede pública municipal de uma capital do nordeste brasileiro que lecionavam do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. O estudo também contou com a participação de três alunos de cada professor. Os professores responderam sobre suas CSE e sua relação com os alunos que, por sua vez, responderam sobre o clima para criatividade em sala de aula. Foram realizadas análises de regressão linear simples. Os resultados indicaram que as CSE são preditoras da relação professor-aluno. Conclui-se que as CSE facilitam a criação de interações pessoais positivas e favoráveis à manifestação afetiva em sala de aula, ao passo que não são sufi cientes para explicar o clima para criatividade.

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Biografia do Autor

Iago Andrade Carias, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA.

Sônia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFBA, com doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora 1D CNPq. Coordenadora do CA do CNPq (2023-2024).

Josemberg Moura de Andrade, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Professor Associado II do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, com doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Andrade Carias, I., Guedes Gondim, S. M., & Moura de Andrade, J. (2023). Competências socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental. Psico, 54(2), e42143. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42143