Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do Ensino Médio
Palavras-chave:
Interesse, variáveis socioeconômicas, nível educacional, orientação profissional, avaliação psico-Resumo
O interesse profissional por ser compreendido como a preferência da pessoa por certos tipos de atividades em detrimento de outras. Pode-se dizer que o ambiente físico e social contribui para o desenvolvimento de diversos interesses. O estudo investigou os interesses profissionais de jovens, considerando o nível educacional e socioeconômico dos pais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). Participaram 111 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da região Sul do país, sendo 46,8% meninos e 53,2% meninas, com idades entre 16 a 18 anos. Os resultados indicaram correlações significativas para as dimensões Ciências Exatas e Atividades Burocráticas, em relação ao número de bens; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais, referindo-se à renda mensal; Ciências Exatas, quanto aos anos estudados e o curso realizado pelos pais; e por fim, Ciências Agrárias e Ambientais, no curso profissional das mães.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.