Fundamentos da instrução. Breve revisão com enfoque na perspectiva de Elias e Merriam (1984,1995)
Palavras-chave:
Orientações metodológicas, instrução, modelos conceptuaisResumo
Pretende sensibilizar-se os leitores para os modelos conceptuais ou sistemas teóricos explicativos, justificativos ou orientadores, das práticas educativas ou de instrução. Encontramos na literatura diferentes tipologias de perspectivas da aprendizagem/do conhecimento, com ressonâncias ao nível do ensino e da instrução, ou seja, teorias de aprendizagem e da instrução, paradigmas /epistemologias da Psicologia Educacional, ou orientações paradigmáticas do ensino. Iremos, apenas, neste contexto, dar conta da leitura de Elias e Merriam (1984, 1995) sobre os fundamentos da instrução. O sistema proposto por Elias e Merriam (1984, 1995) é bastante estruturado, sistemático, de leitura substancialmente holística e de grande acuidade e actualidade. Estes autores propõem, como fundamentos filosóficos da educação, seis (6) sistemas maiores do pensamento educacional: a educação liberal, a educação progressista (progressive education), o behaviorismo, a educação humanista, a educação radical e a análise conceptual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.