Mídias, transformações sociais e contribuições da teoria social cognitiva
Palavras-chave:
Teoria social cognitiva, aprendizagem social, comunicação, psicologia social.Resumo
O texto aborda contribuições da Teoria Social Cognitiva envolvidas em processos de transformação social desencadeados por meio de recursos midiáticos. Para tanto, o artigo dialoga com o tema da mídia como canal construtor de referências pessoais, apresenta conceitos-chave da Teoria Social Cognitiva envolvidos nos relatos feitos de uso da mídia para enfrentamento de importantes questões macro sociais, em diversos países do mundo. Os conceitos teóricos mencionados são modelação, auto-eficácia, agência humana. Informa-se que nos relatos descritos a Teoria Social Cognitiva foi um de três componentes articulados pelo desenho de programas psicossociais para os diversos cenários de intervenção. São oferecidas reflexões sobre a contribuição da leitura psicológica aqui destacada, bem como marcados desafios a serem enfrentados em continuidade da discussão do tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.