Fundamentos históricos e epistemológicos da pesquisa objetiva em criatividade
Palavras-chave:
Criatividade, Epistemologia, Objetividade, SubjetividadeResumo
Considerados os múltiplos protagonistas e a sequência nem sempre linear dos fatos, a história das possibilidades de conhecimento psicológico em criatividade narra a trajetória de inúmeras personagens através do tempo, convergindo e divergindo metodologias na busca por uma definição operacional desse fenômeno. Este artigo revisa a literatura e apresenta a história da pesquisa em criatividade através de uma linha do tempo espiralada, a qual possui como cenário as faces objetiva e subjetiva da psicologia, relacionando os vieses místico, psicodinâmico e pragmático, que interagem para criar uma visão coesa da criatividade como genialidade, fonte de energia e realização, e os vetores psicométrico, historiométrico, sistêmico, componencial e integrativo, expoentes da criatividade científica que, por sua vez, pouco ou nada se relacionam.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.